, , , , ,

Sargaço: Como estão as coisas em Cancún e Riviera Maya

TUDO O QUE PODERÁ VER NESTE POST. ENJOY IT! 🙂

Você sabe o que é Sargaço? Entenda como pode ser bem frustrante estar no México na época de Sargaço

Quando estivemos em Cancún e Riviera Maya, tivemos a falta de sorte de conhecermos o Sargaço. Em Cancún até que não tivemos tantos problemas, mas em Riviera Maya era impossível ir para praia. Esse não foi obviamente um ponto positivo, mas também não foi o que deixou a viagem menos interessante. Vamos lá saber de uma vez por toda o que é o sargaço.

Parcele em até 12X e obtenha descontos em Hotéis e Passeios:

Pesquisar hotéis com descontos: clique aqui e reserve com a Booking.com
Pesquise tours e Pague em até 12X!: clique aqui e reserve com a Civitatis.com

Sargaço é o nome de um tipo de alga marinha, de cor acastanhada, que sempre existiu, mas desde 2011 vem sendo um problema, pois deixou de estar concentrada na região do Atlântico Norte, região que ficou conhecida por “Mar dos Sargaços”, nas Caraíbas, região esta que conta com 5 milhões de quilômetros quadrados cobertos por um tapete de algas, e invadiu o estado mexicano de Quintana Roo, onde se localiza a cidade de Cancún e também toda a costa de Riviera Maya.

Precisa de transfer em fazer em Cancún? Confira neste link várias opções de TRANSFERS E PARCELE!

O sargaço é importante para o ecossistema, pois oferece alimento e proteção para muitas espécies marinhas, porém, quando chega à costa em quantidades excessivas, se torna um grande problema, deixando muito desagradável para os turistas que visitam as praias que estão com sargaço. O sargaço em mar aberto pode até ter a sua importância, mas definitivamente próximo à costa mata peixes, mata toda a vida marinha que tem ali, pois libera sulfeto de hidrogênio e amônia devido a sua decomposição.

Como o sargaço pode atrapalhar a sua viagem?

Somos testemunhas de que é péssimo estar numa praia com sargaço. O problema não é apenas visual ou que não possamos entrar no mar, mas também o cheiro. É muito mal cheiroso. O sargaço forma como se fosse um tapete castanho em toda parte: tanto na faixa de areia próximo do mar quanto numa boa extensão mar adentro, impossibilitando ficar na praia ou tomar banho de mar. As algas liberam um cheiro de ovo podre e em muitas pessoas causa dores de cabeça e irritação nos olhos, e causa mesmo!

Parcele em até 12X e obtenha descontos em Hotéis e Passeios:

Pesquise Hotéis pelo mundo todo
Procure Passeios e Tours no seu destino
Pesquise Passagens Aéreas baratas
Alugue carros no mundo todo com seguro total
Seguro de Saúde para suas Viagens. Viaje seguro!

O que é já foi feito relativamente ao sargaço?

O governo mexicano declarou estado de emergência em 2019, e definiu a situação como “desastre nacional iminente”, tanto pelo prejuízo ambiental quanto pelo prejuízo econômico, visto que 40% do turismo mexicano se concentra na região de Cancún e Riviera Maya. No ano de 2019, o governo chegou a gastar mais de 30 milhões de dólares americanos para tentar controlar a situação. Os hotéis que ficamos hospedadas também investiram nesta tentativa de controlar o sargaço. Mantinham vários funcionários limpando desde cedo até o final do dia. Em Cancún, essa limpeza até que resultava, mas a quantidade de sargaço em Riviera Maya era tanta, que não era possível limpar e conseguir enxergar, se quer, um pequeno pedaço do mar cristalino.

Porque aumentou o aparecimento de sargaço?

Uma das causas do aumento do sargaço tem a ver com o desmatamento no Brasil. Sim, é triste, eu sei. O aumento dos fertilizantes jogados no Rio Amazonas, serve como adubo para o sargaço, fazendo aumentar a quantidade de sargaço. Existe também uma relação com o aquecimento do planeta.

Qual é a época que mais podemos esperar pelos sargaços?

A época que eles mais estão a aparecer é justamente a época mais quente na América do Norte, entre os meses de abril a agosto. Estivemos no México em julho de 2022, e como disse anteriormente, em Cancún estava tudo bem, mas em Riviera Maya estava impossível entrar no mar. Tivemos que mudar os planos por conta disso e acabamos por descobrir outro paraíso no México, e você poder ler o artigo sobre Holbox aqui.

Parcele em até 12X e obtenha descontos em Hotéis e Passeios:

Como saber se onde irei vai ter sargaço?

Não é porque nos meses mais quentes, de abril a agosto, exista uma maior possibilidade de aparecimento de sargaço, que você não possa ir para lá, nesses meses. O aparecimento do sargaço também depende dos ventos e marés, já que os sargaços se movimentam através deles.

Uma solução é acompanhar o Facebook da Rede de Monitoramento do Sargaço de Quintana Roo, que publica quase que diariamente um mapa classificando como está a situação do sargaço nas 100 principais praias desta região. E não se desespere porque mesmo que em frente ao seu hotel tenha sargaço isso poderá mudar devido aos ventos e marés. O jeito é cruzar os dedos e olhar neste FB que indicamos acima para poder planear os seus passeios.

Clique abaixo e encontre o seu hotel em Cancún
 

Parcele em até 12X e obtenha descontos em Hotéis e Passeios:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
Photo O que fazer em Lisboa?

O que fazer em Lisboa?

Lisboa, a capital de Portugal, é um destino turístico popular que atrai milhões de visitantes todos os anos. Com sua rica história, arquitetura deslumbrante, deliciosa

Photo Beaches, Normandy

Praias do Dia D na Normandia

As praias do Dia D, localizadas na região da Normandia, na França, são um marco histórico de extrema importância para a compreensão da Segunda Guerra

No more posts to show