, , ,

O que fazer em El Chaltén?

Clique nos links abaixo e vá diretamente para o que realmente te interessa!

El Chalten, a Capital do Trekking da Patagônia Argentina

El Chaltén é mundialmente conhecida por ser a Capital do Trekking da Patagônia Argentina e é também a cidade mais “novinha” da Argentina, foi fundada em 1985! Isso mesmo, 1985! Para quem pretende fazer alguma rota Patagônica no verão, aí vai uma grande dica! Lá é muito TOP! 🙂

Como chegar em El Chaltén?

A cidade fica à 220 kms de El Calafate e a maneira mais fácil de chegar em El Chaltén é vindo mesmo de El Calafate. Nós fizemos essa viagem de bus e se quiser saber como foi, clique neste link para saber: como ir de “bus” de El Calafate para El Chaltén.

O que posso fazer em El Chaltén?

Prepare as botas de montanhismo, escaladas no gelo, roupas apropriadas e vamos em frente! É isso aí! Muito suor para conseguir chegar nas paisagens mais lindas da região. Todos que vão para lá vão em busca da principal atração, o Cerro Fitz Roy, ou El Chaltén, que deu o nome a cidade. Existem muitas trilhas para você escolher, o que diferenciará e influenciar a sua escolha pode ser:

  1. O nível de dificuldade de cada trilha;
  2. A sua disposição e condição física;
  3. O tempo que tem disponível na cidade;
  4. A previsão do tempo.

Veja neste link uma explicação completa sobre todas as trilhas que a cidade lhe oferece. É em El Chaltén que também está o Cerro Torre, considerado por muitos montanhistas a montanha mais difícil do mundo para escalar. Já pensou o preparo físico que tem que se ter para conseguir escalar essa montanha?

Além das trilhas, em El Chaltén saem as excursões para o Trekking no Glacial Viedma, o qual é o maior da Argentina com 70 km de extensão, e foi para lá que nós do Mochileiros pelo Mundo fomos. Clique neste link para ver o nosso artigo completo sobre a nossa experiência quando fizemos o trekking no Glacial Viedma, vale a pena a leitura! 🙂

Pesquise preços + baratos para Tours e passeios em El Chaltén

Quando é a alta temporada? Quando ir a El Chaltén?

No inverno, período que vai de março a maio, a cidade tem um pouco mais de 500 habitantes e a alta temporada é realmente no verão, pois no inverno os passeios não são permitidos (nevascas constantes e baixa temperatura extrema). Não esqueça os passeios que nós do Mochileiros pelo mundo fizemos e vocês já podem ter lido alguns dos nossos artigos, não estão disponíveis no inverno. As empresas não são permitidas a levar nenhum turista, é pode muito perigoso.

Desde que cheguei na cidade gostei do clima, da energia, das pessoas, de tudo mesmo! Mesmo a cidade sendo pequena (você atravessa de ponta a ponta em 15 minutos de caminhada), tem tudo o que precisa! Tem supermercado, lojas, farmácia e restaurantes incríveis! Tudo o que você precisa depois do seu trekking!!! Pode acreditar em mim 🙂

Leia sobre as dicas dos restaurantes em El Chaltén aqui!

Dinheiro e câmbio de moeda

Não tem casa de câmbio em El Chaltén, e por mais incrível que pareça, não tem nenhum caixa eletrônico, ou como dizemos em Portugal, não tem nenhum multibanco.

Estou a falar que não tem multibanco em toda a cidade, e é difícil também os lugares aceitarem cartão, por isso leve dinheiro em espécie já trocado para pesos argentinos. Poderá trocar em alguma casa de câmbio em El Calafate, se estiver a vir de El Calafate, mas aconselho vivamente já ter trocado em alguma casa de câmbio no país que vive: Brasil ou Portugal, por exemplo.

Qual é a temperatura em El Chaltén?

No verão, a temperatura varia entre 10ºC e 25ºC e no inverno, a temperatura varia entre 5ºC e 10ºC, é importante ressaltar que o clima em El Chaltén é bastante imprevisível. Quando fazia uma das trilhas, o tempo estava ótimo e, de repente, fechou completamente. Sendo assim, o tempo pode fechar a qualquer momento e não é raro chover durante o outono e inverno, por isso não esqueça de roupas e botas de “trekking” impermeáveis.

Hospedagem em El Chaltén:

Apesar de ser uma vila muito pequena, há uma grande variedade de hospedagens disponíveis para os viajantes. Os custos são superiores à média de outros lugares e também é mais fácil encontrar um europeu por ali do que um argentino. O lugar é cheio de turistas e pouquíssimas pessoas locais. Entre a estação de autocarro, o qual é o início da cidade (o mesmo lugar que está o Centro Turístico), e o início da trilha do Monte Fitz Roy, a distância a percorrer é de 1,6 quilômetros pela Avenida San Martín.

Reserve com a Booking.com

Gostou da nossa dica? Então, clique aqui e reserve com a Booking.com

Ficamos hospedadas num hotel ótimo. Que recomendo mesmo! 🙂 Foi um valor mais acessível que muitos outros por lá e fomos muito bem recebidas. Ficamos no hotel Posada El Barranco, clique aqui para saber como foi a nossa hospedagem.

+ informações sobre a cidade de El Chaltén:

Quando chegar em El Chaltén o autocarro parará por 15 minutos no Centro Turístico (na entrada da cidade), e lá vão dar-lhe explicações gerais sobre a cidade e as trilhas. É muito bacana, pois os funcionários lhe auxiliam e ajudam com todas as dúvidas.

As trilhas são muito bem sinalizadas e não é preciso guia e nem realizar nenhum pagamento para fazer os trekkings.

Sabia que quando faz uma reserva usando o link do Mochileiros pelo Mundo, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ajuda mais ainda o blog Mochileiros pelo Mundo a produzir mais artigos completos e de qualidade! 🙂

Pesquise Hotéis pelo mundo todo
Procure Passeios e Tours no seu destino
Pesquise Passagens Aéreas baratas
Alugue carros no mundo todo com seguro total
Seguro de Saúde para suas Viagens. Viaje seguro!

Mais dicas sobre atividades para fazer em El Chaltén:

  1. Trilhas e caminhadas: como já falamos acima El Chaltén é conhecido como o “Capital do Trekking” na Argentina. É certo que se você está pesquisando sobre El Chaltén, já deve saber alguma coisa sobre essa fama da cidade e, se não sabe, irá se surprender. Há uma variedade de trilhas deslumbrantes disponíveis, como a trilha da Laguna de Los Tres, Laguna Torre e Mirador de los Cóndores. Essas trilhas oferecem vistas espetaculares das montanhas, glaciares e lagos da região.
  2. Escalada: Para os entusiastas de escalada, El Chaltén é um paraíso. Existem várias opções de escalada em rocha e gelo, incluindo o famoso Monte Fitz Roy e o Cerro Torre. No entanto, é importante ter experiência e habilidades adequadas antes de se aventurar nessas escaladas desafiadoras. O monte Cerro Torre é considerado por muitos montanhistas profissionais como o mais perigoso do mundo para escalar. Então, preste atenção na atividade que vai fazer. Na entrada da cidade tem o Centro do Turista, que é muito bem estruturado e tem toda a ajuda e informação que precisa.
  3. Observação de aves: A região de El Chaltén é rica em diversidade de aves, tornando-a um ótimo local para a observação de aves. Pode avistar espécies como condores, águias, falcões e muitas outras aves típicas da região.
  4. Passeios de barco: A poucos quilômetros de El Chaltén, pode encontrar o Lago Viedma e o Lago del Desierto. É possível fazer passeios de barco nessas águas cristalinas para admirar a paisagem, os glaciares e as montanhas circundantes.
  5. Pesca esportiva: Para os amantes da pesca, El Chaltén oferece ótimas oportunidades. Você pode desfrutar da pesca esportiva em rios e lagos da região, onde é possível encontrar trutas e salmões.
  6. Exploração da cidade: Embora El Chaltén seja uma cidade pequena, há cafés, restaurantes, lojas de souvenirs e galerias de arte para explorar. É uma ótima maneira de relaxar após as atividades ao ar livre.
  7. Lembre-se de sempre estar preparado com equipamentos adequados, respeitar o meio ambiente e seguir as orientações dos guias locais para aproveitar ao máximo a sua estadia em El Chaltén.

Trilhas disponíveis para poder escolher e se preparar para a atividade:

  1. Laguna Capri
  2. Laguna Torre
  3. Lomo del Pliege Tumbado
  4. Río Blanco Glaciar Piedras Blancas
  5. Mirador Cerro Torre
  6. Mirador Maestri
  7. Mirador de Los Cóndores
  8. Mirador Las Águilas
  9. Laguna Toro

Além dessas trilhas também poderá escolher algum destes passeios para fazer

  1. Glaciar Viedma
  2. Circuito Huemul
  3. Lago del Desierto e Glaciar Vespignani
  4. Piedra del Fraile
  5. Lagunas Madre y Hija
  6. Chorrilo del Salto
Tours e Passeios na Patagônia Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
Photo Conheça a costa vicentina.

Conheça a costa vicentina.

A Costa Vicentina é uma região localizada no litoral sudoeste de Portugal, conhecida por sua beleza natural e preservada. Com praias de areia dourada, falésias

Onde se hospedar em El Calafate?

Clique nos links abaixo e vá diretamente para o que realmente te interessa! Dicas de Hotéis e Hostes: Pensando em ir para El Calafate e

Photo Roteiro de viagem para Sierra Nevada.

Roteiro de viagem para Sierra Nevada.

Localizada no sul da Espanha, a região de Sierra Nevada é um destino turístico que encanta pela sua beleza natural e riqueza cultural. Composto por

No more posts to show