Como se organizar para viajar mais em 2024 – Meu Bolso em Dia

Viajar possibilita o contato com outras culturas, tradições e histórias, gerando experiências que ficam na memória e contribuem para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma oportunidade de conhecer pessoas diferentes e descobrir lugares inimagináveis.
Os benefícios não param por aí. Um estudo feito na University College of London, no Reino Unido, e publicado no ano passado na revista científica Transport&Heath, revela que viajar também faz bem para a saúde, confirmando o que outros pesquisadores ao redor do mundo já haviam mapeado. Isso é fruto, principalmente, da redução do estresse propiciado pela distância da rotina diária e da sensação prazerosa de conhecer novos lugares.
Não é à toa que viajar é o sonho de muitos brasileiros – cerca de 15%, segundo o Radar FEBRABAN de outubro de 2023. Muitas vezes, as pessoas adiam esse sonho por falta de planejamento ou organização financeira. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você começar a se planejar para viajar mais em 2024. Confira!
Além de aproveitar as férias escolares e do trabalho, a dica é se organizar para fazer viagens mais curtas ao longo do ano, nos finais de semanas e feriados, ainda que as possibilidades para emendar alguns dias sejam poucas em 2024. Por se tratar de um ano bissexto, teremos menos feriados prolongados. 
Ainda assim, não faltarão oportunidades para passear. Este ano, o feriado da Consciência Negra passa a integrar o calendário oficial do país inteiro. Até agora, a data era celebrada apenas em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Confira o calendário nacional de feriados de 2024 a partir de fevereiro e aproveite, também, os feriados de sua cidade ou estado:
Preparar-se para viajar mais exige foco e disciplina, como acontece com qualquer projeto que você queira realizar e que exige dinheiro (quase todos, né?). A dica para começar é marcar em um caderno ou planilha os destinos que você pretende visitar em 2024, bem como o tempo que deseja ficar em cada lugar. Assim, fica mais fácil calcular o valor que você precisará poupar, até lá, para a viagem. O passo seguinte é se organizar financeiramente. Veja, abaixo, como fazer isso. 
O planejamento financeiro é essencial para realizar mais viagens durante o ano. Para isso, faça um orçamento realista, incluindo todos os possíveis gastos que terá não apenas durante a viagem, mas também antes, como é o caso dos custos de um passaporte ou visto para destinos internacionais.
Um orçamento inicial de viagem deve incluir: 
Tenha em mente que esses gastos podem sempre variar para mais ou menos, então nunca faça um orçamento no limite. Considere ter uma reserva financeira caso haja variação em algum gasto. Para facilitar essa organização, use nossa planilha gratuita de orçamento pessoal.
Fez os cálculos e descobriu quanto suas viagens irá custar? Hora de começar a guardar dinheiro para tirar seus planos do papel. Para isso, estabeleça um valor que caiba em seu bolso para começar a guardar especificamente para a viagem. Esse dinheiro pode ser investido em uma aplicação segura e que possa ser resgatada até a data planejada para a viagem. Assim, os juros trabalham a seu favor, evitando as perdas ocasionadas pela inflação com que ele renda durante o tempo. Quer alguns truques para aprender a guardar dinheiro? Assista ao vídeo:
Para quem quer economizar, fugir da alta temporada e destinos mais procurados em feriados pode ser uma ótima ideia. Isso porque os preços de passagens e hospedagens costumam ser mais caros nesses períodos. Por isso, a dica é ir no contrafluxo, procurando destinos alternativos à praia no alto verão ou à montanha no inverno. Se o seu destino é internacional, descubra os períodos em que há mais visitantes nesses locais e programe sua viagem para uma época de menor fluxo turístico. 
A viagem será mais barata se for comprada com antecedência. Por isso, definindo as datas e destinos, comece a pesquisar antes os preços de passagens e hospedagem. Você pode criar um alerta no google para monitorar o preço das passagens, por exemplo, garantindo que irá receber alertas em caso de promoções.
Além do preço, reservar com antecedência também facilita encontrar as melhores opções de pagamento, já que alguns gastos, como passagens aéreas, podem ser parcelados sem juros no cartão e você já pode começar a pagar antes da viagem, aliviando o bolso depois. Importante: antes de parcelar, veja se terá condições de arcar com as prestações mesmo depois da viagem.
Para quem não tem experiência no planejamento de viagens e está com o orçamento limitado, é possível buscar pacotes com tudo incluso em agências de viagem. Esses pacotes costumam incluir passagens, traslados, alimentação e passeios e as agências também costumam aceitar pagamento parcelado. 
Há, atualmente, alternativas econômicas quando falamos de hospedagem. Você pode alugar um quarto em um hostel, ou até mesmo um apartamento completo para dividir com a família ou amigos, se estiver viajando em grupo. Muitas vezes, essas acomodações alternativas possuem um valor mais em conta e, se o local contar com uma cozinha, você ainda pode economizar mais preparando a própria comida, sem precisar recorrer a restaurantes todos os dias, em todas as refeições.
Em grande parte das companhias aéreas, a bagagem despachada ou extra é cobrada à parte, ou seja, é um custo a mais. Optar por viajar com pouca bagagem é uma boa estratégia não apenas para economizar no voo, mas também para ajudar a não comprar muito por impulso, já que o espaço para os pertences é limitado. Em uma viagem em família, é possível usar uma mala pequena para cada pessoa, dessas que podem ir a bordo. 
Utilizar milhas aéreas é uma boa pedida para quem planeja viajar de avião, aliviando o peso do preço da passagem. Muitas operadoras de cartão de crédito também oferecem o programa de pontos, que podem ser usados para garantir descontos não apenas na passagem, mas também na hospedagem ou até mesmo no  aluguel de carro.
Tem o sonho de estudar no exterior? Aqui, a dica também é se organizar e planejar antes. Pesquise o curso ou programa que mais tem a ver com os seus objetivos e entenda quanto dinheiro será necessário para arcar o curso e materiais. Tenha em mente, ainda, os custos extras, como moradia, translado e alimentação. Com isso em mente, estabeleça metas, estratégias e prazos para formar uma reserva específica para esse fim.
Você pode pedir para os amigos e familiares darem como presente de aniversário ou Natal um pouco de dinheiro na moeda do país que deseja visitar ou, ainda, fazer uma renda extra para conseguir um dinheiro a mais. Que tal vender brigadeiro, bolos ou, se você tem habilidades manuais, algum artesanato para começar a poupar para viajar? Pesquise, também, sobre bolsas de estudo gratuitas ou programas de estágio e intercâmbio que permitam que você concilie o trabalho e o estudo.
Gostou das dicas? Compartilhe para que mais pessoas saibam como se organizar! E não deixe de conferir o portal Meu Bolso em Dia para mais conteúdos como este.
Av. Brig. Faria Lima, 4.300 – 4º andar
CEP.: 04538-132 – São Paulo – SP
Meu Bolso em Dia é uma iniciativa da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, para contribuir com a educação financeira dos brasileiros. Criado em 2010, aqui você encontra conteúdos para conquistar sua saúde financeira, sair das dívidas, poupar e aprender como investir melhor o seu dinheiro. Portal pioneiro com dicas de finanças pessoais, cursos, conteúdos valiosos para empreendedores e planilhas de controle financeiro para diversas situações que auxiliarão em sua prosperidade, como cuidar melhor do seu dinheiro, ter as contas no azul e realizar seus sonhos. Aprenda os principais cuidados com o cartão de crédito, tudo sobre score de crédito e como negociar dívidas para não ter seu nome sujo. Fique por dentro dos principais serviços bancários (saques, depósitos, transferências, como preencher cheques) e todas as novidades do setor (o que é PIX, Open Banking) e muito mais. Bem-vindos ao Meu Bolso em Dia, cuide bem do seu dinheiro.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
Closeup of vintage travel bags, a hat, and a world globe map on them - travel mood

Dicas para adaptar melhor num novo país

Adaptar-se a um novo país pode ser um grande desafio, mas com as estratégias certas, você pode tornar esse processo mais suave e até mesmo

Photo Rotas para viagem ao Japão

Rotas para viagem ao Japão

FAQs Quais são as melhores rotas para uma viagem ao Japão? Existem diversas rotas possíveis para uma viagem ao Japão, mas as mais comuns incluem

No more posts to show