Cervejas Belgas

Salve, salve Mochileiros! Tem coisa melhor que ir para a Bélgica degustar muitas e muitas cervejas! A Bélgica, é um país muito conhecido pelos seus fabulosos chocolates, mas também são conhecidos por serem os produtores de uma das melhores cervejas do mundo. São mais de 1500 tipos de cervejas e centenas de cervejarias espalhadas por todo o país. Então, se não bebe cerveja, não fique triste que tem muitos chocolates para provar, mas se aprecia uma boa “cervejinha”, esse artigo é para você. “Bora” lá conhecer algumas cervejas!

São tantas cervejas! Como escolher a melhor cerveja Belga?

Tentarei explicar um pouquinho sobre os tipos de cervejas belgas, assim conseguiram decidir qual cerveja poderá mais gostar. Se bem que é muito difícil não gostarem de nenhuma das cervejas belgas pela grande diversidade de cervejas produzidas por lá, e isso implicará em diferentes cores, sabores e aromas de cervejas. Uma variedade de sabor estupenda.

Os estilos de cerveja especial belga mais clássicos são: Dubbel, Tripel, Quadruppel, Blonde Ale, Witbier, Fruit Beer, Lambic, Strong Golden Ale e Gueuze. Dentre tantas marcas de cervejas, as suas principais marcas são: Delirium, Leffe, Trappistes Rochefort, De Konink, Cantillon, Westvleteren, Hoegaarden, La Chouffe, Chimay e Duvel e muitas outras mais.

Tipos de Cervejas Belgas:

1 — Cervejas de Abadias: É o grupo das cervejas Trapistas.

“Toda cerveja trapista é de Abadia, mas nem toda cerveja de abadia é Trapista”!

São cervejas muito famosas por serem criadas por monges, e oferecem uma grande variedade de sabores e aromas devido aos diferentes tipos de fermentação. Podemos citar três diferentes destas cervejas que são bem famosas: Dubbel e Trippel e Quadruppel.

As cervejas trapistas são espetacularmente maravilhosas. Eu amei! É um tipo de cerveja bem intensa com alto teor alcoólico, com aroma e sabor muito intenso.

 

  • Exemplos de cervejas trapistas: 

 

  1. Belgian Dubbel: Achel Bruin, La Trappe Dubbel, Chimay Rouge, Rochfort 6, Westmalle Dubbel.
  2. Belgian Trippel: Achel Blond, La Trappe Trippel, Westmalle Trippel, Chimay Trippel.
  3. Belgian Quadruppel: Rochfort 8, Rochfort 10, La Trappe Quadruppel, Chimay Blue 

 

2 — Belgian Strong Golden Ale:

Este tipo de cerveja é creditado pela marca famosa: Duvel. Lembra o estilo Trippel, entretanto uma cerveja mais seca, que pode chegar aos 10% de teor alcoólico. É uma cerveja muito mais frutada.

3 — Belgian Pale Ale:

Estas cervejas se assemelham às Pale Ales inglesas, com cor de âmbar a cobre, devido à tosta do malte utilizado. O aroma é levemente frutado também.

4 — Witbier:

Esta é uma cerveja belga muito popular. Uma cerveja da época da idade média que voltou a ser famosa por volta de 1950, graças a cervejaria Hoegaarden. Com uma receita que leva coentro e casca de laranja, a Witbier, é uma cerveja bem refrescante, leve e o teor de álcool moderado até 5,5%, perto da maioria das cervejas que experimentei, pode ser considerada uma das de mais baixo teor. Ideias para pessoas que gostam de cervejas do tipo pilsen.

5 — Cervejas de Fazenda:

Apesar de as cervejas dos mosteiros serem muito famosas nas fazendas belgas também são produzidas cervejas maravilhosas. Na região Norte da Bélgica é onde pode encontrar as mais famosas cervejarias belgas de fazenda. Podemos citar dois tipos famosos: Saison e Bière de Garde.

6 — Sours Belgas:

São as cervejas ácidas belgas. Podemos citar: as Lambic e as Flanders Sour.  A produção da Lambic é muito tradicional e envolve fermentação espontânea, ou seja, a Lambic deve ser exposta a leveduras e bactérias presentes no ambiente, demorando cerca de 6 meses a 3 anos para terminar o processo de fermentação. Dizem que essas bactérias e leveduras são oriundas de Bruxelas, por isso a Lambic oficial é exclusiva da região de Bruxelas. Exemplo: Cantillon Grand Cru Bruocsella [5,0% / Bruxelas – Bélgica].

Curiosidade:

Quando fui a Bruges, a nossa guia contou-nos que a água naquela região não era potável e que tinham que fermentar a água para poderem beber. Descobriram então muitos tipos de cervejas! É uma brincadeira.

Atenção: As fotos das cervejas são cervejas que experimentamos na nossa última viagem e podem estar em categorias que não representam exemplo de cerveja daquela categoria listada. Somente ilustramos o artigo com cervejas que experimentamos.

Passeios & Tours em Bruxelas

 

Artigos Relacionados

Onde ir em Bruxelas? Jeanneke Pis
Delirium Café Bar em Bruxelas
Onde comer em Bruxelas?
Utilizando o autocarro em Bruxelas
Utilizando o elétrico em Bruxelas

0 Reviews

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Newsletter

Signup our newsletter to get update information, news & insight.

Latest Article