Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

O que fazer em Marrakech?

Com certeza uma das principais atrações de Marrakech é a Praça Jemaa el-Fna ou Djemaa el Fna.  A praça, fica bem no coração da Medina (cidade antiga) de Marrakech, e é onde acontece tudo ao mesmo tempo, e no mesmo lugar.

O nome da praça pode ser traduzido por “Assembleia dos Mortos”, meio estranho não é? Antigamente, era nesta praça que os criminosos eram executados e a suas cabeças postas a mostra para que outros não cometessem o mesmo crime.

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

A primeira impressão da Praça Jemaa el-Fna é a que fica?

Assim  que chegamos na Praça Jemaa el-Fna, levei um susto! Foi muita informação num espaço curto de tempo! Não sabia para onde olhar e o que achar mais estranho! Tudo era estranho!

Uma mistura de mercado municipal ao ar livre, animais, motos, carroças, pessoas, comidas estranhas, encantadores de cobras, macacos, músicos, adivinhos, tatuadores de hena, crianças correndo, turistas olhando, lojas, vendedores, pessoas locais oferecendo “ajuda” para encontrar o hostel, pessoas vendendo tudo o que quiser imaginar!

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

Uma coisa que lembro que para mim, foi inesquecível, foi o “cheiro”. A praça tem um “cheiro” que só você indo para entender! Uma mistura brutal de diversas especiarias com um dos pratos mais típicos de lá: caracol cozinho.

Para concluir o título deste parágrafo: a primeira impressão é a que fica? Não, não é! Muitos turistas, podem ter medo de ficar a noite na praça, como eu tive! Mas depois do terceiro dia, vai ver que não vão roubar-lhe, (no máximo tomar cuidado com os trombadinhas!) a praça é feita para os marroquinos com toda a certeza, mas todos os turistas são bem-vindos e, eles (os marroquinos), todos estão ali, por conta da gente também!

Durante as duas primeiras noites em Marrakech, eu e a minha amiga de viagem, a Nega, quando estávamos a ir para o nosso Hostel (que ficava dentro da Medina), fazíamos todo o percurso da praça até o hostel (cerca de 5 minutos), correndo (de medo de andar na Medina de noite)…

e… isto foi até o último dia!

Becos na Medina em Marrakech

É fácil falar que é seguro, que não nos aconteceu nada, que tivemos sorte ou mesmo que não aconteceria nada connosco… o fato é que dá “medo” sair da praça e entrar na Medina de noite. A praça é de uma riqueza cultural imensa, mistura de todos os países, culturas, costumes em um mesmo lugar. Experiência ímpar para acrescentar com toda certeza na sua vida.

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

Barracas de Comida, vida noturna, coisas estranhas para uma Brasileira!

Na  Praça Jemaa el-Fna, encontrará várias coisas estranhas para comer! Desde animais que não sei o nome, até caracóis, que, é um prato muito famoso por lá e que mais tarde descobri que devido a muitas influências é um prato também muito apreciado em Portugal.

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.
Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

Experimentar o Chá de Menta:

Em todos os lugares que estive os locais sempre me ofereciam o famoso chá de menta. De início, tive medo de tomar, mas depois… “relaxei”! Não fiquem com medo, pois eles não querem fazer-lhe mal e sim agradar-lhe, para com certeza conseguirem algo em troca (dinheiro, provável) seja de gorjetas ou comprando algo que eles têm para lhe oferecer.

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

Isto é uma característica marcante em Marrakech, pois em todos os lugares, fui abordada por alguém me “oferecendo” ajuda: seja para encontrar a praça, seja para me guiar dentro da Medina ou mesmo para encontrar o meu hotel!

A praça é um agito total a qualquer hora do dia ou da noite!

Como disse antes, na praça está tudo no mesmo lugar e tempo! Como dizemos no Brasil: tudo junto e misturado! Se quer ter um momento de paz, existem muitos restaurantes ao redor da praça e, a maioria, possuem terraços. Nos terraços, poderá observar o ritmo da praça com uma vista privilegiada, podendo almoçar e descansar mais tranquilamente!

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

Fazer compras, o lugar ideal é a praça?

Na minha opinião, não! Dentro da Medina  poderá seguir sem rumo pelas ruelas, é fato que vai se perder, mas não se assuste, pois você uma hora vai se achar! Ali encontrará muitos mercados que são chamados Souks. Encontrará uma variedade imensa de coisas para comprar e a dica é barganhar muito! Conseguirá comprar por 30% do valor que eles inicialmente oferecem.

Os passeios de Carroça pela Medina e cidade:

É da praça que partem também os passeios de carroça. Aliás, é na praça que encontra tudo! Táxi, passeios, ponto de encontro, etc! Só para saber: Medina significa cidade antiga.

Percebeu a importância desta praça na cidade de Marrakech?

Deu para perceber que a sua visita para Marrakech certamente incluirá a Praça Jemaa el-Fna e, que muito do seu passeio, estará na praça ou passara por ela!

Não posso esquecer de falar que a Praça Jemaa el-Fna, é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Newsletter

Signup our newsletter to get update information, news & insight.

Latest Article