Simplificando e sendo direta:
Souk significa Mercado em Árabe. Se chegou até este post é porque esta pesquisando e querendo entender o que tanto se fala em Souk em qualquer cidade Marroquina. Todas as vezes que você ler algum post falando dos souks, simplificando estamos a falar sobre os mercados.
Onde estão localizados os Souks?
Geralmente, eles ficam nos becos e vielas que estão mais afastados da praça central das cidades. Antigamente, eram frequentados apenas pelos locais e pessoas com menores condições financeiras, mas hoje a coisa é bem diferente.
Hoje em dia, estes mercados viraram atrações turísticas, e fazem parte de qualquer roteiro que você vá organizar, por exemplo, em Marrakech. Não dá para não se perder pelas vielas, becos que, a cada esquina que viramos, nos sentimentos estar num labirinto. Um labirinto de mistura de cheiros, cores, barulhos, uma diversão garantida.

Como eram os Souks antigamente?
Antigamente, os mercados estavam divididos por atividade. Onde se vendia pão, não se vendia tecido. Tinha a rua do padeiro, do carpinteiro, dos tecidos, especiarias, couro e tantas outras coisas, mas hoje está tudo misturado. Agora encontra-se também lojas de souvenirs, imitações de marcas famosas de roupas, doces típicos da região.

Vai visitar um Souk? O que significa “balek balek”?
Atenção, durante a sua visita aos mercados marroquinos poderá escutar alguém gritando “balek balek“, se escutar isso, desvia-te, junta o seu corpo por segurança junto as paredes das ruas que são muito estreitas, ou melhor ainda, se abrigue em alguma loja para proteger-te. Quando gritam isso, é o aviso que está a chegar e vão passar pelas ruelas com uma velocidade bem alta e sem se preocupar com a segurança de quem está nas ruas, uma carruagem puxada por cavalos. Realmente, é de assustar.