, , ,

Quais trilhas fazer em El Chalten?

Quais trilhas fazer em El Chalten? Trilhas para trekking em El Chalten – A capital do trekking na Patagônia

Para quem é amante do Trekking ou mesmo quer se jogar em trilhas com visuais espetaculares, tem que conhecer a Capital do Trekking da PatagôniaEl Chalten.

A cidade de El Chalten, é conhecida por todos como a Capital Nacional do Trekking e tem trilhas para todos os níveis de turistas. As trilhas são todas abertas e com placas indicativas, então qualquer um pode fazer, ficando livre para escolher o nível de dificuldade que supõe que conseguirá encarar.

E como obter as informações das trilhas?

Quando estiver chegando na cidade, (mesmo se estiver de “busão”), fará uma parada de 15 minutos no Centro de Visitantes.

Neste centro, eles vão-lhe explicar tudo o que precisa para se localizar e saber o que fazer na região. É muito bacana, pois os funcionários lhe dão uma noção geral de tudo o que pode e não pode fazer por ali e isso nos mostra o quanto são preocupados em preservar e cuidar daquela beleza natural que El Chalten lhe proporciona.

Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten

Além do Centro de Visitantes, no hotel em que estive hospedada, o hotel Posada El Barranco, eles nos deram muitas dicas e informações. A qualquer momento do dia vai poder voltar ao Centro de Visitantes, e se não me engano, na alta temporada, eles ficam até as 19 horas abertos e dispostos a te ajudar.

O artigo ficou bem grande, à princípio, pode parecer chato, principalmente para quem não está a fim de ir para lá, mas para quem está montando um roteiro para El Chaten, o artigo está com bastante informação. Obtive algumas informações do Hotel Posada El Barranco que fiquei hospedada, confira no final do artigo a fonte original da onde obtive as informações.

Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten

Nunca se esqueça: 

Sempre temos que lembrar que nesta região, o clima é bem especial! É dito que na Patagônia, pode-se experimentar todas as quatro estações num só dia e, por isso, devemos sempre usar roupas apropriadas e ter sempre algo para comer e beber na mochila. É muito importante o uso de protetor solar, labial, óculos de sol, jaqueta quebra vento.

Centro de Visitantes em El Chalten
Centro de Visitantes em El Chalten

Mesmo em dias nublados não esqueça do protetor solar e óculos de sol. Por último e não menos importante: Lembre-se que El Chalten está localizado dentro de um Parque Nacional, e, devemos seguir algumas regras para cuidar do Parque e da flora e fauna locais:

www.posadaelbarranco.com:es_senderos
Fonte: www.posadaelbarranco.com:es_senderos

Clique na Imagem para ver o mapa maior:

www.posadaelbarranco.com:es_senderos1
Fonte: www.posadaelbarranco.com:es_senderos1

Informações sobre as trilhas que vai poder fazer:

Acampamento Poincenot e Laguna de los Tres: 
É a primeira das opções mais tradicionais e a mais conhecida. Partindo da parte norte da cidade inicia a subida, (dificuldade média), da montanha até chegar numa bifurcação (aproximadamente 1:30 de subida). Nesta bifurcação, poderemos seguir para dois lugares: à esquerda nos leva a Laguna Capri, onde podemos ver o Cerro Fitz Roy com área para parque de campismo. Se seguirmos à direita, o caminho vai nos levar ao mirante Fitz Roy, de onde teremos uma vista linda do cerro.

Trilhas em El Chalten
Trilhas em El Chalten
Trilhas em El Chalten - Fritz Roy
Trilhas em El Chalten – Fitz Roy
Trilhas em El Chalten Mirador Fritz Roy
Trilhas em El Chalten Mirador Fitz Roy

Se continuarmos, os caminhos vão se reunir para continuar até Camp Poincenot e depois o rio Branco, onde atravessamos uma ponte de madeira. A partir daí, a trilha faz uma dificuldade elevada, ziguezague até a encosta de cerca de 500 m em apenas 2 km.

Quando já, podemos conferir a Laguna de los Tres, e a base Cerro Fitz Roy, com suas geleiras. Tomando um tempo para ficar já descansado, é o momento de voltar pelo mesmo caminho já percorrido. O total do percurso é de 24 km e leva cerca de 8 a 10 horas. A altura é de 770 m. Muitas pessoas vão até à Laguna Capri onde acampam para chegar a Laguna de los Tres no outro dia. Honestamente, eu tive medo e fazer esse percurso e também não sei se teria coragem de fazer este camping “selvagem”.

Trilhas em El Chalten
Trilhas em El Chalten

Outra alternativa: é começar a partir da Hosteria El Pilar, que se localiza a 17 km da cidade e você pode chegar até lá com um transfer. Estando lá, pegue um caminho ao longo do Rio Branco do Sul até chegar ao Poincenot Camp, passando num novo caminho através do ponto de vista da geleira Piedras Blancas. 

A partir daí, o caminho é o mesmo como a primeira escolha. Podemos subir a Laguna de los Tres, ou voltar para El Chalten. A vantagem deste percurso é que é um pouco mais fácil, e você poderá ir por novos caminhos na ida e volta. O total deste a Hosteria El Pilar para El Chalten, incluindo Laguna de los Tres é de 20 km, durando cerca de 7 a 9 horas. A altura é de 650 m de subida.

Laguna Torre e Mirador Maestri:
É o segundo dos senderos tradicionais. A partir do lado oeste da cidade, vá para as montanhas com uma subida de dificuldade média. Depois de 1 hora e 30 minutos de subida chegaremos no mirador do Cerro Torre, onde vamos ver pela primeira vez o Cerro Torre, o Cerro Solo e Grande Geleira entre outros.

Continuemos o caminho para oeste até chegar ao rio Fitzroy, que nos acompanha ao longo do nosso caminho para Camp De Agostini, e logo, a Laguna Torre. Uma vez lá, podemos continuar um pouco mais para o mirador Maestri, onde teremos uma visão mais completa do Grande Glaciar.
A caminhada total a Laguna Torre é de 20 km e leva cerca de 6 a 8 horas.

Mirador Maestri:
Para chegar ao Mirador Maestri, temos de continuar ao longo da borda da lagoa para a direita (olhando para Cerro Torre) por um dos caminhos que sobem até o topo. Já em cima, todos os caminhos são unificados em um só, que nos levará para o Mirador Maestri. O total da Laguna é de 4 km e leva cerca de 2 horas.

Loma del Pliegue Tumbado:
Uma das trilhas menos conhecidas, mas, talvez, uma das mais completas, o caminho se inicia no Mirador del Dobre Mentir,  é iniciado a partir dos escritórios da Administração de Parques Nacionais, localizado a 200 m ao sul da cidade.

Com uma dificuldade média, o sendero tem uma subida maior se comparado com a Laguna de los Tres, mas é distribuído ao longo de todo o percurso. No meio do caminho, tem uma bifurcação e para a direita temos um mirador e a esquerda a Laguna Toro (com permissão da APN e só equipamento adequado).

Quando chegar ao fim da floresta, estamos começando a última hora do trajeto, que será realizada numa área de pedras soltas. Atravessamos uma enorme área de fósseis marinhos que vieram à tona na formação da Cordilheira dos Andes. Depois de um último esforço, chegamos ao final da trilha, onde podemos desfrutar de uma vista panorâmica de quase todos os caminhos.

Diante de nós, Cerro Torre e Laguna TorreEl Cerro Fitz Roy e Aguja Poincenot do lado sul, a Laguna Capri, e até Laguna Condor localizado a 25 km da cidade. Depois de uma pequena pausa, é hora de voltar para a cidade de El Chalten. O total a partir do escritório da Administração do Parque Nacional é de 24 km e dura cerca de 8 a 10 horas.

Lago del Desierto e Huemul Glacier Mirador:
Lago del Desierto
 está localizado no final da Route 23, há 37 km do Norte de El Chalten. Com águas verde-esmeralda, rodeado por florestas densas e ladeado na costa oeste da geleira Vespignani, o Lago del Desierto tem uma imagem única na área. Estando já no lago podemos fazer uma navegação até a ponta norte do lago ou mesmo uma caminhada até o mirador de Huemul Glacier.

Se decidirmos realizar a caminhada, saímos do estacionamento à beira do lago por um caminho de baixa dificuldade, até a montanha ao longo do Arroyo Huemul. A trilha é curta, embora algumas partes a  terra fofa dificulta a subida. Quando chegamos ao fim, vamos nos encontrar nas margens da Laguna Huemul e podemos ver o Huemul Glacier do outro lado. Também podemos ver uma vista panorâmica do Lago do Deserto. A caminhada total é de quatro quilômetros e leva cerca de 2 horas.

Chorrillo del Salto:
É um sendeiro de baixa dificuldade, para as pessoas que pretendem recuperar as forças ou mesmo que tenham pouco tempo na cidade. Esta trilha pode ser feita a pé, de bicicleta ou de veículos. Partimos da cidade,  na Ruta 23 para o norte, bordeando o Rio de las Vueltas.

Então, na metade deste caminho vai nos faltar apenas 2 km até o final da trilha.  O Chorrillo é uma cascata de 20 m formada pela Arroyo del Salto, nascido em Laguna de la Madre. Cercado por uma floresta densa, é ideal para um dia de descanso ou almoço na floresta. O total do percurso desde El Chalten de 8 km e leva cerca de 2 à 3 hora.

Mirador dos Condores e Eagles:
Outra trilha de baixa dificuldade, esta rota também começa a partir dos escritórios da Administração de Parques Nacionais, localizados a 200 m ao sul da cidade. Ambas as trilhas são iniciados junto com uma subida suave, que nos leva para a montanha, e depois um 30 minutos há uma bifurcação na trilha.

À esquerda, continue até o Mirador dos Condores, localizado a apenas 15 minutos de distância. Uma vez lá, podemos apreciar a cidade de El Chalten e todas as montanhas da região, incluindo o Cerro Torre e Fitz Roy.  O total a partir do escritório da APN é de 2 km e leva cerca de 2 horas.

Se continuarmos a direita, vamos para o Mirador de las Aguilas, localizado cerca de 45 minutos a partir da bifurcação. A partir daí, podemos ver a rota 23 em direção ao sul, e parte do Lago Viedma. À nossa esquerda, cruzado o Rio de las Vueltas, pode-se ver o Cerro Pyramid. O total a partir do escritório da APN é de 4 km e leva cerca de 3 horas.

Laguna Mãe e Filha:
O sendero da Laguna mãe e filha se juntam ao Poincenot Camp e Camp De Agostini, tornando-o um dos mais movimentados para os campistas, que ficam uma noite em cada local. Partindo do acampamento Poincenot, tomar o caminho em direção à El Chalten, até o Arroyo del Salto, onde há uma bifurcação, à direita, o caminho vai nos levar para o Laguna Mãe e filha e, em seguida, para o caminho da Laguna Torre


Devido ao seu comprimento, não é recomendado fazer esta trilha em um dia, acampar uma noite em Camp Poincenot, e, em seguida, em Camp De Agostini. O total entre os acampamentos é de 11 km e leva cerca de 3 horas.

Piedra del Fraile:
O sendero de Piedra del Fraile é outra boa opção para quem procura um sendero com baixa dificuldade. O início dele está na ruta 23, apenas há 20 km. A partir da estrada da vila do Lago del Desierto, ao lado da ponte sobre o Rio Electrico. O total é de 12 km e leva cerca de 5 horas.

Fonte: www.google.com:maps:d:u:0:viewer?msa=0&mid=zKBX1oXVQCvU.kr-gDW2jRd_I

Fonte e maiores informações:

http://www.posadaelbarranco.com/es_senderos.html 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
Brussels, Belgium Cityscape

Utilizando o autocarro em Bruxelas

Salve, salve Mochileiros! Falemos um pouquinho sobre autocarro, ônibus ou se preferirem utilizar o termo: falemos sobre o famoso “busão” ! Em Bruxelas, podemos contar

Onde comer em Bruxelas?

Restaurante La Terrasse Salve, salve Mochileiros! Procurando onde comer em Bruxelas? Esta “perdidão” por aí, morrendo de fome e no coração de Bruxelas? Não procura

No more posts to show
Verified by MonsterInsights