Viajar de Montreal a Nova York na primavera? É sempre tentador, ainda mais pela linha Montreal-Nova York, da Amtrak, que voltou a operar no dia 3 de abril.
Paralisada desde a pandemia, a popular linha ferroviária que liga duas grandes cidades voltará a ser mais uma opção para viajar do Canadá para os Estados Unidos.
O nome desta rota da Amtrak é Adirondack. Segundo a revista National Geographic Traveler, a esta é uma das “dez melhores viagens de trem do mundo”, uma vez que percorre as montanhas Adirondacks, bem como os lagos e montanhas de Vermont e New Hampshire.
Você não apenas pode sentar e relaxar enquanto aprecia a paisagem maravilhosa, mas pode aproveitar para assistir a um filme ou descansar um pouco, já que a viagem dura cerca de 10 horas. E ainda chegará ao centro de Manhattan bem a tempo de visitar as luzes brilhantes e a agitação da Times Square.
Uma viagem longa, mas que permite conhecer parte de dois países
Durante três anos, a única opção para os viajantes que preferiam não voar, seja por razões econômicas ou ecológicas, era recorrer à carona ou ao ônibus, este último com apenas dois horários de Montreal para Manhattan.
O anúncio da retomada da linha de trem em abril, que terá 17 paradas entre Montreal e Nova York, incluindo Plattsburgh e Albany, entre outras. Trens de conexão convenientes em Nova York estendem seu alcance para Filadélfia, Baltimore e Washington, D.C.
Mesmo que o tempo de viagem entre Montreal e Nova York de trem seja muito mais longo do que de avião (1hora e 30 minutos) e até de ônibus (8 horas), pela beleza que o trajeto oferece, não representa quase nada. Definitivamente, é uma alternativa prática e ecológica para visitar Nova York, a partir do Canadá e vice-versa.
A Rota Cênica
O Adirondack é uma ótima maneira de viajar durante todo o ano, mas é mais popular durante os meses de outono (setembro e outubro), quando a exuberante região vinícola do Hudson Valley fica coberto de folhas vermelhas, ocres e douradas. Por causa do cenário nostálgico, embarcar nesta viagem de trem é frequentemente descrito como uma incrível experiência e não apenas um meio de transporte.
De Montreal, o trem viaja sobre o rio St. Lawrence por meio da Victoria Jubilee Bridge. Esta ponte foi inaugurada em 1859 e, na época, era a ponte mais longa do mundo. Ao construir a ponte, os trabalhadores encontraram os restos mortais de 6.000 imigrantes irlandeses no Canadá, que morreram de febre a bordo do navio que ocupavam, dez anos antes. Um grande monumento chamado “The Black Rock” foi erguido na aproximação da ponte em memória a eles.
Seguindo, o trem passa por Port Henry, localizado à beira do Lago Champlain, um belo lago de água doce que supostamente abriga um assustador monstro pré-histórico. Assim como avistar o Monstro do Lago Ness, muitos tentam capturar evidências da existência de tal monstro, enquanto outros o descartam como um mero conto de fadas. O Lago Champlain costuma ser visto como o ‘ponto alto da viagem’, portanto, certifique-se de estar acordado.
Localizada perto da cidade de Nova York, a cidade de Poughkeepsie já foi o lar dos irmãos Smith e de seus famosos remédios para tosse. Outras famílias ricas, como os Vanderbilts e os Astors, costumavam construir casas de fim de semana na bela área. Quando estiver em Nova York não deixe de visitar o luxuoso Waldorf-Astoria Hotel.
Já chegando em Nova York, você cruzará o rio Harlem, que separa os bairros de Manhattan e Bronx. O rio Harlem flui 13 quilômetros entre o rio Hudson e o rio East. O rio já foi o curso das tradicionais competições a remo de Nova York e, como tal, foi apresentado em programas como Law & Order, série policial da NBC onde estudantes universitários auxiliam em investigações de assassinato.
O trem chega à Pennsylvania Station, ou apenas Penn Station, no coração de Manhattan, em Nova York. De lá, você pode embarcar no metrô até o seu destino final ou pegar um táxi amarelo. As atrações próximas ao seu desembarque incluem a Times Square e o Empire State Building. Mais algumas quadras e você estará no Central Park e no MoMA (The Museum of Modern Art).
Passagens
O Adirondack viajará diariamente de Montreal para a cidade de Nova York, parando em várias estações repletas de história. O trem conta com Wi-Fi disponível a bordo, bem como assento reclinável com mesa dobrável e uma luz de leitura. As refeições serão feitas no Café Car do Adirondack, onde você pode conhecer outros passageiros e apreciar a esplêndida vista das janelas panorâmicas.
Reservas de passagens são necessárias e, ao cruzar a fronteira do Canadá com os Estados Unidos, você precisará de passaporte com visto válido. Preço ida e volta: cerca de US$ 140.
Trem Adirondak: rota Montreal-Nova York, operado pela Amtrak
Data: a partir de 3 de abril
Duração da viagem: 10 horas
Você já assistiu a uma live NPC?