Quando ir pra João Pessoa: Melhor época pra viajar e clima – Esse Mundo É Nosso

Não dá pra falar em destino de praia sem pensar no clima, né? E isso vale pra capital paraibana. Na hora de planejar uma viagem pra lá, umas das primeiras dúvidas que surgem é quando ir pra João Pessoa? Qual a melhor época?
Afinal, ninguém merece chegar em um lugar onde as principais atrações são as praias e só pegar chuva, não é mesmo? Então nesse post damos todas as dicas pra você se planejar com antecedência pra aproveitar o melhor da viagem.
Índice
Além do clima e do período que chove mais, é importante entender outros pontos importantes numa viagem à capital da Paraíba: o efeito da lua na maré e também o período em que o mar fica mais bonito.
Já se em relação aos preços por conta da alta temporada, você não precisa se preocupar tanto. Pode haver uma variação principalmente na hospedagem, mas não é algo tão relevante como em outras capitais vizinhas.
Mas calma, vamos explicar cada um desses tópicos abaixo. Antes já fica o convite pra você também dar uma olhada no nosso post de hotéis em João Pessoa, com as melhores e mais baratas opções, incluindo pousadas na cidade.
Uma das melhores coisas de a alta temporada de verão não afetar tanto os preços, é que na hora de escolher quando ir pra João Pessoa você pode realmente viajar na melhor época, que vai de setembro a janeiro. Esse é o período mais seco na cidade e, se chover, costuma ser uma pancada rápida.
Aliás, é comum que o tempo mude de uma hora pra outra. Mas calma! Durante o período de um mês que ficamos em João Pessoa em outubro, alguns dias começaram com tempo fechado e até chuva. Porém, de uma hora pra outra, o sol voltava com tudo. Nordeste é assim…
Além disso, é nesse período também de fim de chuvas, que o mar fica mais bonito, principalmente a partir de dezembro. Mas falaremos disso mais adiante.
Por fim, se a preocupação é o calor, os termômetros beiram os 30ºC praticamente o ano todo, superando fácil no verão.
Nos meses de inverno, até pode ficar mais fresco à noite, mas faz calor de dia. Então não se preocupe muito com isso!
Pra fugir da chance de pegar chuva, eu evitaria principalmente os meses entre abril e julho. Pois é, na teoria, as férias de julho acabam ainda coincidindo com o período chuvoso.
Se for seu caso, melhor já dar uma olhada nas nossas dicas de o que fazer em João Pessoa pra se programar também se fizer tempo feio.
Isso não quer dizer que se você viajar nesses meses irá pegar só chuva. Pode ser que você dê o azar de pegar dias seguidos chuvosos ou alguns com abertura de sol. Mas se puder escolher, evite esse período pra não correr o risco e voltar frustrado(a) com o clima.
Ainda pra quem tem dúvidas sobre a melhor época pra viajar pra João Pessoa, vale dizer que fevereiro, março e agosto são conhecidos como meses de transição.
Ou seja, não dá pra cravar se irá fazer sol ou chuva, ainda mais com tantas mudanças. Normalmente são meses com variações de tempo bom e algumas chuvas.
Já que estamos falando de clima, é bom você também saber ao viajar pra João Pessoa que é aqui onde o sol nasce primeiro nas Américas.
A capital está localizada no ponto mais oriental do continente, ou seja, mais perto da África e onde o dia amanhece mais cedo.
Espere ao longo de todo o ano já ver os primeiros raios de sol por volta de 4h30 da manhã. Então não esqueça o blackout do hotel aberto para não cair da cama ainda na madrugada. Da mesma forma, o pôr do sol é bem cedo, por volta de 17h.
Por conta disso, a cidade acaba sendo bem diurna. É comum às 6h da manhã a orla já estar cheia de gente praticando esportes. Além disso, os restaurantes fecham muito cedo, sempre por volta de 22h.
Então não espere muitas atividades que virem à noite, com exceção de alguns bares.
Se tem uma coisa que me deu uma leve frustrada na minha última viagem à Paraíba, no mês de outubro, foi a cor do mar. Eu tinha ido no mesmo ano em janeiro e as praias de João Pessoa estavam incríveis, com tons entre verde e azul.
Mas em outubro foi diferente. Como esse era um mês que começa logo depois do período de chuvas, o mar estava bem turvo tanto na capital como nas praias ao redor. Não que elas não continuem lindas, mas não deu pra não comparar…
Então, pra pegar o mar mais cristalino na hora de decidir quando ir a João Pessoa, vale ir na época seca, principalmente entre meados de novembro e março.
Tanto que a cor já mudou muito do primeiro dia que cheguei em outubro e quando fui embora quase em novembro. O mar estava bem mais bonito!
Para conhecer as piscinas naturais de João Pessoa, assim como de qualquer cidade do Nordeste, você precisa ficar de olho na tábua das marés. Eu sei que quem não mora na região não entende muito bem, mas vou tentar explicar.
A maioria dos passeios desse tipo só sai na maré baixa e quanto mais baixa ela estiver, mais bonito fico. As melhores épocas coincidem com as luas cheia e nova, que é quando o índice chega à sua mínima.
Da mesma forma, há dias, principalmente nas demais lua, quando não há passeios para as Piscinas do Seixas, Picãozinho ou Areia Vermelha, por exemplo. Ou seja, como falei anteriormente, eles só acontecem na baixa.
E quanto mais seca a maré, melhor. Então se puder, escolha épocas de luas cheia ou nova.
Se você já quiser se programar direitinho pra pegar a maré baixa em sua mínima, veja o calendário da tábua de marés. Quanto mais perto de zero o índice da maré baixa, melhor.
Mas prepare-se pra acordar cedo que nesses melhores dias a baixa acontece bem no começo da manhã. O lado bom é que aqui é onde o sol nasce primeiro no Brasil, antes das 5h. Então estará clarinho rs.
A festa de Ano Novo em João Pessoa não é tão grande e famosa como de outras capitais do Nordeste, mas atrai turistas e moradores.
O público costuma se reunir no palco montado perto do Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, onde acontecem shows normalmente de artistas locais. Há ainda uma queima de fogos por ali.
Mas quem gosta eventos privadas, muitos dos principais beach clubs realizam festas e esperam a chegada de frente pro mar, a maioria na região da Praia do Bessa. Entre eles estão o Lovina e o Praiô.
Assim como em Maceió, o Carnaval em João Pessoa nem de longe se compara à vizinha Recife. Até há alguns blocos e shows pequenos, mas que acontecem principalmente na semana que antecede a folia.
Nos dias oficiais da festa, o melhor mesmo é curtir as praias da cidade ou procurar algum evento privado.
Não dá pra falar em Paraíba sem falar da maior festa do Nordeste. Não é à toa que Campina Grande, a apenas 127 km, sedia o Maior São João do Mundo.
Se você pretende passar as festas juninas em João Pessoa, por aqui você também irá encontrar o Festival Quadrilhas no Centro e festas nos bairros ao som de muito forró.
Como deu pra ver, você vai precisar prestar atenção não apenas no clima ou quando tem possibilidade de chuva.
Pra programar sua viagem à capital paraibana não deixe de entender sobre a tábua das marés, pra fazer os passeios às piscinas, e também sobre a cor do mar.
Ou seja, na hora de decidir quando ir pra João Pessoa pesquise direitinho sobre esses pontos.
Se você quer pegar o mar bonito e ainda sol, vá no verão, principalmente de novembro a janeiro. Mas o tempo costuma ser bom já a partir de setembro. A gente explica tudo nesse link de melhor época pra viajar pra João Pessoa.
Os meses mais chuvosos na capital paraibana costumam ser abril e junho. Mas de forma geral, o período mais chuvoso vai de abril a
julho. Veja todos os detalhes de quando chove na cidade.
O inverno na capital da Paraíba coincide com os meses onde há maior possibilidade de chuva, embora faça calor. Esse período inclusive também pega as férias escolares de julho. Saiba mais!
Podemos dizer que faz calor o ano todo em João Pessoa, com temperaturas máximas médias que variam de 26ºC a 28ºC. Mas espere pegar termômetros próximos ou acima dos 30ºC nos meses de verão. Os meses “mais frios” coincidem com o inverno, principalmente em julho e agosto, quando as mínimas ficam em torno de 23ºC.
Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre a melhor época pra viajar pra João Pessoa. Mas se ficou com alguma ou tem dicas, deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!






Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​

Rockefeller Center: onde patinar?

Rockefeller Center: onde patinar? Clique nos links abaixo e vá diretamente ao que te interessa! A famosa pista de patinação no gelo em Nova Iorque

No more posts to show