Image default
Destinos Manual do Viajante

Qual é a hora certa de comprar a passagem aérea para sua viagem?

Muitas pessoas me enviam e-mail perguntando o momento ideal para comprar a passagem aérea. Vamos falar um pouco sobre este assunto que, de fato, é um dos pontos mais importantes para o começo da economia da sua viagem.

O destino já está escolhido? As malas já estão separadas? Então, chegou a hora de comprar a sua passagem aérea!

Existem muitos sites para pesquisar e acompanhar os preços de diversas companhias aéreas. É interessante também, pesquisar no próprio site da companhia, (sem usar nenhuma agência de viagem online), que, por muitas vezes, surpreendentemente você poderá encontrar preços inferiores aos sites comparadores que normalmente tem preços inferiores.

Então é só isso? Entrar na internet e pesquisar?

Não, não! O primeiro grande segredo é saber a hora certa de fazer a sua compra. Pesquisar, você pode pesquisar a toda hora, principalmente, porque é através da pesquisa que você vai conseguir ter uma referência dos valores normais ou mais baratos para “tal” destino. Tendo isto em mente vamos ao mais importante:

A maioria da companhias aéreas te levam a acreditar que o momento ideal para fazer a compra é com bastante antecedência da data da sua viagem mas em via de regra isto não é verdade! Depois de muitas viagens e pesquisas diárias em diversos sites, percebo que não é legal nem comprar com muita antecedência como também não é legal comprar em cima da hora.

Captura de tela 2015-12-20 22.55.01

Fiquei confusa? Então não é legal comprar em nenhum momento? Pronto, não vou mais viajar! 

Calma! Você vai viajar sim! Só estou querendo te orientar no melhor momento da sua compra. Em primeiro lugar, é importante saber a data da sua viagem. Se decidir viajar na alta temporada, já saiba que não vai adiantar muito passar dias e dias buscando passagens mais baratas, que será muito provável de não encontrar.

Quais são as épocas de alta temporada?

Isto vai depender muito do país de escolha. Na Europa, por exemplo, a alta temporada vai ser nos meses de  Maio, Julho, Agosto e início de Setembro por conta do verão Europeu.

Na Patagônia Argentina vai encontrar valores mais altos nas duas temporadas: verão (janeiro, fevereiro) e no inverno (julho, agosto). Em dezembro, geralmente por causa do Natal e Ano Novo é um mês que as passagens costumam ficar um pouquinho mais salgadas também.

Quer um outro exemplo? Carnaval no Rio de Janeiro, tenho quase certeza que os preços vão estar mais salgados! Neste caso, a dica é: compre com antecedência de 60 a 120 dias.

Viajando em baixa temporada: 

Na baixa temporada, as promoções surgem com mais frequência e com certeza será mais fácil você perceber isto. Neste caso, as passagens nacionais podem ser compradas de 20 à 1 mês da data da viagem com um preço muito bom e as = de 30 a 50 dias.

Viajando sozinha para a Bolívia
Viajando sozinha para a Bolívia

E se encontrar um preço muito bom com bastante antecedência?

Na minha opinião, se sua viagem esta programada para daqui a 4 meses ou mais e você encontrou um preço muito bom: compre! Os preços nunca são fixos e esses valores podem variar do dia para à noite. Como disse antes, tenha o costume de pesquisar, para ter uma noção do que é caro ou barato. Independentemente, da antecedência ou não, se o preço for viável a sua pesquisa e bolso: compre!

Related posts

Como ir do Aeroporto de Londres para o centro da cidade?

Natalia Faleiros

Como ir de El Calafate para El Chalten? Viajando de ônibus na Patagônia pela ruta 40

O que fazer em Ushuaia? Conhecendo Ushuaia no Mega Tour de verão da agência de viagem Brasileiros em Ushuaia

Leave a Comment