Image default
Destinos Europa Itália Pisa

Porque a Torre de Pisa é inclinada?

A Torre de Pisa foi construída sobre um terreno de argila e areia, que são pouco firmes para sustentar uma estrutura daquele tamanho.

A construção da torre iniciou em 1173, e foi projetada para abrigar o sino da catedral de Pisa, no norte da Itália. Os seus três primeiros andares mal tinham acabado de serem erguidos e já notou-se uma pequena inclinação.

Para tentar compensar esta inclinação, o engenheiro responsável pelo projeto, Bonnano Pisano, tentou construir os demais cinco andares um pouco mais altos do lado em que a estrutura pendia para baixo mas o excesso de peso só fez com que a torre afundasse ainda mais.

A obra finalizou na segunda metade do século XIV e, ao longo dos tempos, foram feitas muitas tentativas de consertar a Torre de Pisa, mas nunca conseguiram.

No século XX, a torre passou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro por ano. Em 1990, ela foi fechada ao público, pois tinha o risco de desmoronar mas foi somente em 1997 que deu-se inicio aos trabalhos para poder salvar a Torre de Pisa.

“A proposta vencedora era simples e, ao mesmo tempo, extremamente eficaz: tirar, aos poucos, terra do lado inclinado e reforçar a fundação com placas de chumbo para evitar qualquer perigo de desmoronamento enquanto o trabalho era realizado”, diz o engenheiro civil Henrique Lindenberg, da USP. Além disso, foi injetado cimento nos muros que circundam a torre.

A obra custou mais de 25 milhões de dólares e foi terminada em junho de 2001, conseguindo reduzir em 40 centímetros a inclinação da torre. A Torre de Pisa foi reaberta ao público em 15 de dezembro de 2001.

 

Related posts

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos. O que fazer em Marrakech?

O que fazer na Bolívia? Muitas dicas que vão te fazer ir mais de 1 vez para lá!

Quais são os tipos de tours no Salar de Uyuni na Bolívia?

Natalia Faleiros

Leave a Comment