Os feriados para emendar em 2023: veja para onde viajar – Viagem Estadão

Estadão
Viagem
Minha Conta
Trânsito
Tempo
Horóscopo
Quadrinhos
Loterias
Aplicativos
Assine
Minha Conta
Trânsito
Tempo
Horóscopo
Quadrinhos
Loterias
Aplicativos
Assine
Opinião
Política
Economia
Brasil
Internacional
Esportes
Cultura
Últimas
Acervo
Jornal do Carro
Paladar
Link
Classificados
Rádio Eldorado
Aliás
Educação
Ciência
Sustentabilidade
Saúde
São Paulo
Tudo Sobre
Ao Vivo
Viagem
Aplicativos
Infográficos
Fotos
E+
Horóscopo
Loterias
Tempo
Quadrinhos
Sudoku
Cruzadas
Estradão
Broadcast Político
Estadão Blue Studio
PUBLICIDADE
Começar o ano já planejando a próxima viagem: quer melhor meta para o ano que chega? Ao todo, 2023 terá nove feriados para emendar – e a vantagem de começar o ano de olho no calendário é conseguir tarifas aéreas melhores para quem compra com antecedência. Ainda assim, é difícil pegar uma super oferta – afinal, feriados são datas bem concorridas para o mercado de turismo, que aproveita a alta demanda.
O Carnaval, a Semana Santa e o feriado de Corpus Christi sempre são prolongados. Além deles, no calendário de feriados 2023, será possível emendar também os feriados de Tiradentes (21 de Abril), o Dia do Trabalho (1º de Maio), o Dia da Independência (7 de Setembro), o Dia de Nossa Sra. Aparecida (12 de Outubro), o Dia de Finados (2 de Novembro) e o Natal (25 de Dezembro). São Paulo terá um feriado extra emendável: o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que cairá numa segunda-feira.
Confira, a seguir, quais os feriados emendáveis de 2023 e sugestões para onde viajar em cada um deles:
Sem entrar no mérito com ou sem folia (os foliões sabem bem para onde querem ir), vamos falar sobre clima. Fevereiro é ótimo para curtir praia em todo litoral do Brasil – e também em Punta del Este, no Uruguai. O balneário fica lotado nesse período, com diversos eventos, shows e festas à beira-mar.
No Hemisfério Norte, é época de esquiar – e as opções aqui são infinitas. Em Aspen, queridinha dos brasileiros nos Estados Unidos, a neve está em ótima forma. Na Europa, Courchevel, na França, está entre as favoritas dos brasucas, com opções de hospedagem de diversas categorias. A vantagem por lá é poder sair com esquis nos pés de todos os hotéis – o chamado ski in/ski out.
Continua após a publicidade
Sempre gostei de viajar em abril por ser um mês em que tanto os preços quanto o clima costumam ser bons para viajar para praticamente qualquer lugar do mundo. No Brasil, é ótima época para curtir as praias catarinenses, menos concorridas do que no alto verão, ainda com temperatura boa e baixa chance de chuvas. Paraty, Ilha Grande, Rio e Búzios também são boas apostas para essa época do ano. No exterior, vale apostar visitar países do Mediterrâneo (Itália, Espanha, Grécia), que nesta época têm temperaturas agradáveis e amenas, ótimo para caminhar, com possibilidade de praia e sem muvuca. Portugal é outra boa opção para essa época.
Para os aventureiros que não têm medo do frio, ainda é época de ver a aurora boreal na Finlândia, Suécia, Noruega e Canadá, por exemplo. Algumas estações de esqui do Hemisfério Norte ainda estão em temporada – e cheios de ofertas.
Maio é um ótimo mês para quem busca conhecer Machu Picchu, no Peru. Veja bem: a cidadela estará lotada de todas as maneiras, mas é uma época em que não há chuvas, que costumam causar alagamentos e deslizamentos no alto verão. É ótimo para quem pretende fazer trilhas. O mês também é perfeito para visitar o Jalapão, no Brasil. As chances de chuva são baixas, mas as cachoeiras ainda estarão caudalosas e a umidade do ar, alta. Boa época também para visitar Inhotim e estender para outras cidades históricas, como Ouro Preto.
Continua após a publicidade
Na Europa, parques como Giverny, na França – a casa de Monet – já estão abertos. O período é bom também para conhecer os campos de tulipa na Holanda e seu parque de flores, o Keukenhof.
Assim como abril, setembro é um mês sem extremos climáticos, em quase todo o planeta. No Brasil, é a melhor época para viajar para os Lençóis Maranhenses: o período de chuvas já passou e as lagoas estão cheias. Noronha também tem clima bom, com baixa chance de chuva e mar calmo – o swell, quando o mar fica mais agitado, costuma ir de outubro a março.
Também é ótimo para conhecer os parques de Orlando: as temperaturas ainda estão altas o suficiente para curtir até as atrações aquáticas dos parques, mas sem o calorão que tira a disposição da família toda – e sem a lotação costumeira de julho e agosto.
O período é bom ainda para conhecer algumas cidades grandes: Nova York, Buenos Aires, Madri, Londres. Nessa época, você consegue visitar atrações ao ar livre, mas não vai se sentir culpado ao sacrificar um lindo dia de sol e calor para ir a um museu.
Continua após a publicidade
O feriado é perfeito para conhecer as praias de rio de Alter do Chão (PA). As águas começam a baixar em setembro, e outubro já é possível curtir várias delas – a temporada vai até fevereiro. Boa opção também para ir a Jericoacoara, menos concorrida do que nos meses de férias e sem o excesso de chuvas do meio do ano.
Veneza é uma boa ideia nessa época. Sem a lotação exagerada de julho, os preços estão melhores. Há risco, contudo, de encontrar a acqua alta, quando a água invade as ruas da cidade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra a partir de novembro. De todo jeito, o fenômeno não é impeditivo de conhecer o local: são colocadas passarelas e muitos hotéis emprestam capas e galochas para os turistas.
O feriado de Finados só começa dia 2, mas se você conseguir uns dias a mais de folga, essa é uma ótima época para visitar o México. Afinal, estar no país no dia 2 de novembro, Dia de Los Muertos, é a oportunidade de ver de perto uma importante tradição do país. Especialmente nas cidades do interior, é possível ver alguns dos rituais de perto – os mexicanos acreditam que, neste dia, os mortos voltam à Terra para celebrar com os vivos. Os cemitérios ficam repletos de música, flores e oferendas.
A época também é ótima para emendar com uma visita a Cancún e Tulum. Novembro é o final do período de furacões, o que significa que as chances de que uma tempestade atrapalhe sua viagem caia vertiginosamente. Além disso, os preços ainda estão bons, pois a alta temporada só começa em dezembro.
Continua após a publicidade
No Brasil, o Nordeste todo está com ótimo clima, fora do período de chuvas. No Sul, as festividades do Natal Luz de Gramado já estão a todo vapor – e o período é ótimo para fazer um tour de enoturismo na região do Vale dos Vinhedos.
Para quem não consegue ter um período maior de folgas nem no fim do ano, o Natal cair na segunda-feira aumenta as possibilidades de viagens. Se você não faz questão (ou não tem o hábito) de viajar com a família, saiba que esta é uma ótima oportunidade para viajar num feriado com preços mais atraentes. Invista em destinos concorridos, como Rio, Salvador ou Natal (RN) – por ser aniversário da cidade, muitas vezes há programações especiais, com shows e eventos.
Buenos Aires não é uma boa opção; a cidade fica vazio e quase tudo fecha nessa época do ano. Por outro lado, o período é ótimo para conhecer as belezas da Patagônia (como o glaciar Perito Moreno, na Argentina), ou até para fazer um cruzeiro em direção à Península Antártica.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Institucional
Atendimento
Conexão Estadão
Hoje
Copyright © 1995 – 2023 Grupo Estado
Copyright © 1995 – 2023 Grupo Estado

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
Photo Roteiro de viagem para Sierra Nevada.

Roteiro de viagem para Sierra Nevada.

Localizada no sul da Espanha, a região de Sierra Nevada é um destino turístico que encanta pela sua beleza natural e riqueza cultural. Composto por

No more posts to show