Destinos Europa Portugal

O que fazer em Évora? Em Portugal.

O que fazer em Évora? Capela dos ossos na Igreja de São Francisco – Visitando Portugal.

Évora, é a capital da região do Alentejo e fica apenas a 1 hora e meia de Lisboa (134kms). Quando fui a Évora estava fazendo uma viagem de Lisboa ao Algarve, (Sul de Portugal e região que na época estava morando).

Como turista, as vezes não temos todo o tempo que realmente queríamos disponíveis para conhecer todos os lugares que queremos e, caso seja está a sua situação, super recomendo passar em Évora (caso esteja indo de Lisboa à região do Algarve ou vice-versa), ou mesmo, se estiver em Lisboa com tempo free e, não tenha tempo o suficiente para se hospedar na cidade de Évora, vale a pena dar uma passada na cidade ou mesmo um roteiro de 1 dia que dá para conhecer Évora e alguma coisa nos arredores de Évora, como: os os vilarejos de Monsarraz, Estremoz, Vila Viçosa e Arraiolos (grande centro de tapeçaria), que ficam coisa de 40 minutos da cidade de Évora.

O que fazer em Évora e nos seus arredores?
O que fazer em Évora e nos seus arredores?

Não tenho tempo suficiente para me hospedar, vale a pena ir para Évora?

Eu fui! Eu não só fui como voltaria se tivesse outra oportunidade! Na verdade, tenho planos de conhecer melhor Évora e os vilarejos que estão ao redor da cidade. Évora, é uma cidade pequena e se a sua intenção for conhecer apenas o centro histórico e pontos turístico principais vai poder fazer a pé.

Deixamos o carro na entrada da cidade e seguimos em rumo aos pontos turístico que queríamos conhecer a pé! A cidade é linda! Com suas ruelas antigas misturando toda aquela beleza histórica com lojas vendendo no seu interior artigos de marcas famosas e caras.

Patrimônio Mundial pela Unesco:

Évora foi considerada património mundial pela Unesco em 1986. A Unesco caracteriza Évora como uma cidade museu, uma das cidades mais antigas da Europa, dos tempos Romanos. A Unesco refere-se ainda a: muralha, o Aqueduto da Água de Prata, os edifícios medievais como a catedral, os conventos, os palácios, as igrejas, as praças como razões de força para visitar Évora. (Fonte: http://www.visitevora.net/10-razoes-para-visitar-evora/)

O nosso roteiro continuou:

Assim que deixamos o carro estacionado no “início” da cidade, fizemos um passeio pelo centro histórico, percorrendo aquelas ruelas e admirando cada lugarzinho da cidade. Fomos em direção a Igreja de São Francisco, para irmos conhecer a Capela dos Ossos, que para nós, era o principal objetivo de visitar a cidade.

 

A capela dos Ossos na Igreja de São Francisco:

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos pontos turísticos de Évora. Está dentro da Igreja de São Francisco e foi construído no século XVII por três monges que queriam passar a mensagem da transitoridade da vida, como pode-se ler no aviso à entrada da Capela dos Ossos: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos“.

A capela, tem suas paredes e os oito pilares “decorados” com ossos e caveiras ligados por cimento. Acho que deve ter por volta de 5000 ossos, vindo dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela foi dedicada ao Senhor dos Passos, conhecido na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que representa o sofrimento de Jesus Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.

Continuando o nosso roteiro:

Após visitarmos a Capela dos Ossos, fomos até a praça principal da cidade, chamada de: Praça do Giraldo. Lá fomos para tomarmos um suco e nos refrescar um pouco. O mês era agosto do ano de 2012, e a temperatura por volta das 14horas, era qualquer coisa acima dos 37 graus.

Nesta imagem abaixo é um exemplo de um bom fotografo!!! Antes da era Go Pro!!! Por favor Sr. pode tirar uma foto???

Cuidado no verão Europeu ao visitar o Alentejo: Em Julho e Agosto, prefira visitar a cidade pela manhã. No Alentejo as temperaturas durante a tarde costumam estar próximas dos 40 graus.

Infelizmente, nosso passeio terminou e logo seguimos rumo à Faro, no Algarve. Vínhamos de uma jornada de viagens e tudo o que eu queria era chegar na minha casa! Infelizmente, quando moramos em determinado país sempre pensamos que amanhã iremos voltar no lugar e, as vezes, não conseguimos cumprir com todos os lugares que ainda queremos um dia votar!

Alguns pontos turísticos que você poderá incluir no seu tour em Évora:

  1. Centro Histórico de Évora
  2. Capela dos Ossos
  3. Templo Romano de Évora (Templo de Diana)
  4. Sé Catedral de Évora
  5. Muralhas de Évora
  6. Museu de Évora
  7. Praça do Giraldo
  8. Universidade de Évora
  9. Convento dos Loios
  10. Adega da Cartuxa
  11. Igreja de São Francisco e de Santo Antão

Dicas úteis:

 

Se estiver em Lisboa e, não tiver interesse de conhecer os vilarejos ao redor de Évora, você pode ir de comboio (trem) ao invés de alugar um carro. À partir da Estação Oriente  em Lisboa, Évora estará 1 hora e meia dali e você irá gastar em torno de € 25 euros. Poderá pesquisar no site os horários e valores (variam conforme o horário): https://www.cp.pt/passageiros/pt . Podendo inclusive comprar o seu bilhete online.

Alguns amigos recomendaram como o restaurante mais tradicional da região o Restaurante Fialho: http://restaurantefialho.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=10

É em Évora que está a Adega do Vinho Cartuxa, um dos meus preferidos vinhos de Portugal!

Vinho Cartuxa. Fonte: http://www.cartuxa.pt/pt/product/3/18#vinea_cartuxa
Vinho Cartuxa. Fonte: http://www.cartuxa.pt/pt/product/3/18#vinea_cartuxa

Onde dormir?

Quer ajudar o Mochileiros pelo Mundo?

Faça sua reserva através do nossa página afiliado do Booking.com . Entrando no Booking.com por este link Booking afiliado Mochileiros pelo Mundo você não irá pagar nenhum um real a mais do que entrando diretamente no link do Booking.com a diferença é que a gente ganha uma pequena comissão e isto contribui para o Mochileiros pelo Mundo ficar no ar!

Não sabe por onde começar a viagem? Faça tudo sozinho! Resolva sua viagem!

Reserve Hotéis em Évora Booking.com

Alugue um carro em Évora com a RentalCars

Faça o seu Seguro Viagem com a Mondial Assistance Seguros

 

Booking.com

Related posts

Como ir de trem de Varsóvia para Cracóvia?

Natalia Faleiros

Como obter o visto para o Egito

Como ir para o centro de Istambul do Aeroporto de Sabiha Gökçen – fica mais distante que o Aeroporto de Atatürk

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More