Hoje nas notícias: Ucranianos, Barraqueiro e salário mínimo – ECO


Para efectuar a subscrição é necessário iniciar a sessão.

Esqueceu-se da palavra-passe?

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
{{ calculatePrice(‘premiumEco’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoAdvocatus’) }} por ano por mês
Refugiados ucranianos estão a ser obrigados a devolver apoios à Segurança Social. O Banco de Portugal volta a negociar para se mudar para a Avenida de Berna. Num ano, os preços dos quartos para estudantes subiram 10%. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta sexta-feira.
No último ano, o preço dos quartos e apartamentos destinados a estudantes em Portugal subiu 10,5%, revela o último relatório do Observatório do Alojamento Estudantil. O preço médio por quarto em Portugal rondava os 349 euros no início de agosto e havia 2.892 quartos disponíveis. Ainda assim, há distritos onde a subida atingiu os 33%, como é o caso de Portalegre. Só em Beja, Bragança e Porto é que se verificou um aumento nos preços abaixo dos 10%. No entanto, arrendar um quarto na cidade Invicta custa aos estudantes, em média, 425 euros por mês. Na capital, chega aos 450 euros.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Consórcio nacional que junta dono da Avianca quer a TAP
Ler Mais
O dono do grupo Barraqueiro, e ex-acionista da TAP, está a equacionar entrar de novo na corrida da reprivatização da TAP. Humberto Pedrosa poderá integrar o consórcio nacional que junta Germán Efromovich, dono da Avianca, e que tem como rosto Diogo Lacerda Machado, ex-administrador da companhia aérea, como noticiou na quinta-feira o Jornal de Negócios. Na mira do empresário estão ainda três outros grupos de aviação que já sinalizaram interesse na aquisição da companhia aérea nacional.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Alguns cidadãos ucranianos em Portugal com estatuto de proteção temporária foram notificados pela Segurança Social para devolverem prestações “indevidamente pagas”. A Associação de Ucranianos em Portugal tem conhecimento de pelo menos cinco casos. Num deles, o valor a devolver ronda os dois mil euros. Segundo a lei, o visado ou a família perdem o direito ao apoio da Segurança Social assim que um dos seus membros comece a receber um salário que seja superior ao valor do subsídio, no caso, o Rendimento Social de Inserção (RSI). Estes cidadãos queixam-se de que não foram devidamente alertados de que tinham de avisar a Segurança Social.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
O terreno que o Banco de Portugal adquiriu em 2018 nas Laranjeiras, com o intuito de concentrar aí a maior parte dos edifícios que tem em Lisboa, está parado. E nem é certo que o supervisor vá para lá. De acordo com o Expresso, o supervisor voltou este ano à mesa de negociações com o Estado com o intuito de comprar imóveis na Avenida de Berna. A confirmação é dada pela Estamo, sociedade estatal que integra a Parpública, que acrescenta estarem “em curso um conjunto de diligências que conduzirão a uma decisão final sobre este tema por parte do Banco de Portugal”.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
As remunerações dos trabalhadores por conta de outrem estão a descolar do salário mínimo (760 euros este ano). Dados do Ministério do Trabalho indicam que o peso do salário mínimo nacional no trabalho caiu no segundo trimestre para 20,8%, o valor mais baixo desde 2016 (21%), que foi o primeiro ano da governação socialista de António Costa, na comparação homóloga. Esta dinâmica dá-se apesar de “o salário mínimo ter subido 50% [desde então] e de termos mais um milhão de trabalhadores declarados à Segurança Social desde 2015”, salienta a ministra Ana Mendes Godinho.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

LISBONLAW Advogados reforça equipa com três associadas

Randstad procura 500 pessoas para apoiar clientes na banca

Indorama quer avançar com lay-off na fábrica em Sines

Atividade económica estagna em julho. Confiança degrada-se

Águeda sorteia 30 mil euros em vales para dinamizar comércio

“Oeiras Vai e Volta” arranca com veículos 100% elétricos

Euribor atingem novos máximos desde 2008

Juro dos novos créditos da casa em máximo de mais de 11 anos
Opinião
A importância da comunicação e da Inteligência Humana

Carlos Anjos Ribeiro é o novo DRH da Eupago
IRS, poder de compra e IA. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
CGTP quer salário mínimo em 910 euros a partir de janeiro
Nos 44 anos, conheça sete números do SNS
Burnout na publicidade discutida no Clube das Criativas
Partidos começam a preparar OE com medidas fiscais em foco
Portugal Ventures investe em sete novas startups
{{ noCommentsLabel }}
Ainda ninguém comentou este artigo.
Promova a discussão dando a sua opinião
Estratégia de centralização de serviços nas Laranjeiras está parada. Entretanto, o supervisor e a Estamo negoceiam outra opção: construir uma nova sede na Avenida de Berna.
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
×

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​
No more posts to show
Verified by MonsterInsights