Hoje nas notícias: Moedas, salários e pensões – ECO


Para efectuar a subscrição é necessário iniciar a sessão.

Esqueceu-se da palavra-passe?

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
{{ calculatePrice(‘premiumEco’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoAdvocatus’) }} por ano por mês
Carlos Moedas foi um dos principais protagonistas políticos durante a Jornada Mundial da Juventude, o que causou desconforto no Executivo. A subida dos salários médios regulares nos últimos dois anos não chega para compensar a subida dos preços. A Segurança Social mudou o critério para definir o tempo médio de atribuição de pensões e conclui agora que a sua atribuição está mais célere. Leia estas e outras notícias nas manchetes nacionais.
O presidente da Câmara de Lisboa foi um dos principais protagonistas políticos durante a Jornada Mundial da Juventude, que decorreu entre 1 a 6 de agosto em Lisboa. A notoriedade causou desconforto dentro do Governo, tendo havido instruções para os governantes manterem a visibilidade de modo a que Carlos Moedas não ficasse com o palco todo, segundo o Expresso. Além de um forte investimento na comunicação, o autarca lisboeta chegava, geralmente, aos locais dos grandes eventos com horas de antecedência, passeando juntos aos jovens muitas vezes na companhia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Entre o segundo trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2023, o salário regular médio pago em Portugal subiu 9,4%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Contudo, não chega para compensar a perda de poder de compra perdida nesse período, dado que houve uma subida de 12,4% no índice de preços no consumidor. Isto significa, que, em média, os trabalhadores portugueses sentiram uma perda de poder de compra em torno dos 3% durante este período.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
O Instituto da Segurança Social (ISS) alega que há imprecisões” no relatório “preliminar”, que referia que o tempo médio entre o pedido e a aprovação de pensões de velhice aumentou 31 dias em 2022, para 151 dias. Numa nota, o instituto defende que o cálculo dessa média deve ter em conta o tempo de atribuição da chamada “pensão na hora”, que é “automática”, pelo que contando com essas pensões provisórias, a média não aumentou, tendo antes baixado, sublinha fonte oficial.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Mais de metade dos membros do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), incluindo Christine Lagarde, estão impedidos de tomar as decisões mais relevantes sobre pelo menos uma das entidades bancárias que supervisionam. Em causa estão 14 elementos do Conselho do BCE e nove membros do Conselho de Supervisão que têm depósitos superiores a 100 mil euros num dos bancos sob a sua alçada.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Há quase 40 queixas por dias nos aeroportos nacionais, o que representa um aumento de 7% face ao registado em 2019, isto é, antes da pandemia. Os principais motivos prendem-se com cancelamentos de voos, irregularidades com bagagens e reembolsos. A Deco Proteste alerta para as dificuldades que os consumidores enfrentam para apresentar reclamação e obter resposta em tempo útil.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).
 

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Putin visita principal centro nuclear da Rússia

ML assessora o acordo para compra do Montepio Investimento

S&P melhora perspetiva da dívida portuguesa para “positiva”

Quase 3 mil docentes colocados, ficam 1.300 horários vazios

Ministra diz que há 70 mil trabalhadores irregulares

TAP substituiu peças em motores depois de alerta europeu

Lucros da Glintt subiram 19,1% no primeiro semestre

Paragem na Autoeuropa já provocou centenas de despedimentos

Durão, Sócrates e Passos Coelho são testemunhas de Pinho

Marcelo é “uma fonte de instabilidade”, diz Siza Vieira
Norte tem cinco milhões do PRR para criar cadastro predial
Allianz Portugal relança seguros de empresa com Joana Moniz
Concurso para barragem algarvia lançado até ao final do mês
Sistema informático dos tribunais já está operacional
Preço do carbono terá que duplicar até 2030, alerta OCDE
Gastos das famílias em farmácia aumentaram 57% em 20 anos
{{ noCommentsLabel }}
Ainda ninguém comentou este artigo.
Promova a discussão dando a sua opinião
O primeiro programa de saúde mental e bem-estar direcionado aos empreendedores em Portugal, tem um investimento inicial a rondar os 25 mil euros, duração de um ano e abrange cerca de 200 pessoas.
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
×

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​

O que fazer em El Chaltén?

Clique nos links abaixo e vá diretamente para o que realmente te interessa! El Chalten, a Capital do Trekking da Patagônia Argentina El Chaltén é mundialmente

pills capsules

Remédios para que se estou viajando?

Clique nos links abaixo e vá diretamente para o que realmente te interessa! Evite complicações nas suas viagens. Aprenda esta dica top! Se você pensa

No more posts to show