Esse é o Sistema de Informação e Autorização de Viagens Europeu (ETIAS, sigla inglês), um mecanismo criado ainda em 2013, mas que só em novembro de 2023 deve passar a ser exigido. Com intuito de elevar a segurança da zona conhecida como Espaço Schengen, o ETIAS será reivindicado a turistas de 60 países, incluindo o Brasil. Ao todo, são 22 países europeus que compõem a região que vai passar a pedir esse visto (veja quais são esses países no fim desta página).
O principal objetivo do programa é prevenir e identificar possíveis criminosos relacionados ao tráfico de pessoas e ao terrorismo.
Para obter o ETIAS, os turistas que desejam desembarcar este ano na Europa devem ter o passaporte válido com pelo menos por três meses da viagem; endereço de email para conferir o resultado da autorização; e cartão de crédito ou débito para o pagamento da taxa, que deve custar 7 euros. Menores de 18 anos e maiores de 70 são isentos.
Apesar de ser mais uma burocracia na sua viagem, a emissão do ETIAS deve ser fácil. Solicitada de maneira online, a autorização vai exigir que você realize um cadastro com informações gerais suas: nome completo, nacionalidade, endereço, data de emissão e validade do passaporte, etc. Também será necessário responder perguntas sobre saúde e segurança. Tudo isso será cruzado com bancos de dados governamentais, como Interpol e Europol, para evitar possíveis ameaças.
Após expedido, o ETIAS ficará válido por três anos, inclusive dando permissão de estadia por 90 dias nos países do Schengen. Porém, se seu passaporte expirar antes destes três anos, um novo documento precisará ser solicitado.
A solicitação do ETIAS acontece de maneira online. Seu site ainda não está disponível, mas a ideia é que o resultado seja divulgado em até quatro semanas, autorizando ou não sua viagem. Mesmo se você tiver a viagem negada, será possível recorrer, mas isso pode levar um pouco mais de tempo.
Portanto, para evitar qualquer perrengue, faça isso com o máximo de antecedência possível.
Caso precise permanecer mais do que 90 dias, já que seu interesse é trabalhar ou estudar, você deverá buscar a embaixada ou o consulado do país para o qual deseja ir. Isso porque o ETIAS não contempla esse tipo de autorização. Se você ficar por conta própria por mais tempo do que o permitido, correrá risco de pagar multa ou mesmo ser deportado.
Abaixo, confira quais países que compõem a região Schengen e que vão exigir o ETIAS.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especias como essas acesse sua conta ou assine O POVO +.
“
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especias como essas acesse sua conta ou assine O POVO +.