Como viajar de graça de ônibus no Brasil? Saiba quem pode – Guia Viajar Melhor

Atualizada em:
Redação | GuiaViajarMelhor.com
Descubra todas as informações necessárias sobre quem pode viajar de graça de ônibus no Brasil. Fique por dentro, também, de dicas para economizar em viagens de avião e hospedagem
Muitas pessoas sonham em viajar gastando pouco, mas nem todas sabem que é possível viajar de graça de ônibus no Brasil. Para isso, basta seguir algumas estratégias baseadas em leis e programas sociais. Dependendo do perfil, é possível ter direito a passagens gratuitas em viagens interestaduais. 
Estudantes, idosos, pessoas com deficiência ou beneficiários de programas sociais são alguns exemplos de quem pode aproveitar essa oportunidade. Para garantir esse benefício, é importante saber quais são os requisitos legais e os procedimentos necessários para cada caso. 
Além disso, também existem alternativas para quem busca maneiras gratuitas de se hospedar e até viajar de avião. Neste texto, vamos passar todas as informações necessárias para você aproveitar ao máximo essas vantagens. 
Viajar é uma experiência capaz de proporcionar momentos e conexões com diferentes culturas e lugares. Para tornar essa jornada ainda mais acessível, o Brasil oferece benefícios de passagens de viagem gratuitas de ônibus para alguns grupos específicos.
Os principais beneficiários desse direito são os idosos, jovens beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência e crianças. Cada grupo tem suas próprias regras e critérios para usufruir desse benefício. Confira: 
Idosos com idade igual ou superior a 60 anos têm direito a obter a passagem gratuita ou com desconto em viagens interestaduais. Para isso, é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 
Caso as vagas gratuitas já estejam preenchidas, é possível adquirir passagens com desconto de, no mínimo, 50%. Para embarcar gratuitamente, é necessário solicitar o “Bilhete de Viagem do Idoso” nas próprias empresas de transporte com até 3 horas do início da viagem. 
A passagem pode ser solicitada a partir de 30 dias úteis do início da viagem e com, no máximo, seis horas de antecedência, para distâncias de até 500 km, e até 12 horas para distâncias maiores. Confira maiores informações neste site
Jovens entre 15 e 29 anos, que pertençam a famílias com renda de até dois salários mínimos, têm direito a vagas gratuitas ou desconto em viagens interestaduais. Para acessar esse benefício, é necessário possuir a “Identidade Jovem” (ID Jovem), que também garante acesso a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. 
Com posse desse documento, o jovem deve solicitar o “Bilhete de Viagem do Jovem” à empresa de transporte, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. 
Em alguns casos, também já é possível obter a passagem de retorno. As empresas devem reservar duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% em cada ônibus ou comboio ferroviário, em linhas regulares, para esses jovens.
Pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva, que comprovadamente sejam carentes, têm o direito de utilizar o transporte coletivo interestadual por rodovias, ferrovias e barcos de forma gratuita. 
Não há restrições para a concessão desse benefício, desde que haja assentos disponíveis. Para usufruir dessa gratuidade, é necessário obter o Passe Livre no Ministério da Infraestrutura. 
No caso de recusa por parte das empresas que prestam os serviços, o beneficiário pode solicitar à empresa um documento que deve conter a data, o horário, o local e o motivo da recusa. Acesse o formulário para solicitar o Passe Livre.
Crianças de até 12 anos incompletos têm direito a passagem gratuita em viagens rodoviárias, desde que estejam acompanhadas pelos responsáveis legais. Cada adulto tem o direito de levar uma criança de até seis anos incompletos, desde que não ocupe assento. É necessário apresentar um documento de identificação da criança ou a Certidão de Nascimento do menor.
É importante ressaltar que esses direitos variam de acordo com o tipo de transporte e a legislação vigente, portanto, é fundamental consultar as regras específicas de cada empresa ou modalidade de viagem.
Importante:
Viajar de graça – ou quase – é um desejo que muitos compartilham, e a boa notícia é que existem algumas estratégias e opções disponíveis para tornar esse sonho uma realidade. Se você está pronto para embarcar em aventuras inesquecíveis sem pesar no bolso, confira algumas dicas valiosas de como viajar de graça:
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.

Copyright © 2023 Guia Viajar Melhor

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​

Quais são os tipos de classes um voo?

Tipos e diferenciais de cada cabine: O tipo de classe de voo está relacionado à cabine que você vai ocupar quando for viajar. Geralmente, são

Brasil e México retomarão visto eletrônico para viagens entre os países; veja como funciona – Estadão

EstadãoBrasilMinha ContaTrânsitoTempoHoróscopoQuadrinhosLoteriasAplicativosAssineMinha ContaTrânsitoTempoHoróscopoQuadrinhosLoteriasAplicativosAssineOpiniãoPolíticaEconomiaBrasilInternacionalEsportesCulturaÚltimasAcervoJornal do CarroPaladarLinkClassificadosRádio EldoradoAliásEducaçãoCiênciaSustentabilidadeSaúdeSão PauloTudo SobreAo VivoViagemAplicativosInfográficosFotosE+HoróscopoLoteriasTempoQuadrinhosSudokuCruzadasEstradãoBroadcast PolíticoEstadão Blue StudioO Ministério das Relações Exteriores anunciou que Brasil e México firmaram um acordo para

No more posts to show