Com viagem ao Paraguai, Lula passará 38 dias fora do Brasil em … – Poder360

Em quase 8 meses de governo, o Paraguai será o 16º país a ser visitado pelo presidente e o 4º na América Latina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para o Paraguai na tarde desta 2ª feira (14.ago.2023) para participar da posse do presidente eleito Santiago Peña, que será realizada na 3ª feira (15.ago). O chefe do Executivo passará só 1 dia no país. Com a viagem, Lula terá passado 38 dias fora do Brasil desde o início do seu 3º mandato.
Em 8 meses de governo, o Paraguai será o 16º país a ser visitado por Lula e o 4º na América Latina. O petista sairá de Brasília às 15h30 e chegará na capital Assunção às 16h50. O presidente volta para o Brasil no dia seguinte, depois de comparecer à posse.
O levantamento do Poder360 considera como 1 dia toda vez que o presidente passa mais de 12 horas fora do país –seja no dia do embarque ou desembarque.

Ainda na 2ª feira, Lula terá um encontro privativo com o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que liderou o Paraguai de 2008 a 2012. Lugo pertencia à Aliança Patriótica para a Mudança, coligação que reunia partidos de centro-esquerda.
O chefe do Executivo deve se encontrar com Peña na 3ª feira. O economista Santiago Peña foi eleito presidente do Paraguai em 30 de abril deste ano e terá um mandato de 5 anos.
Integrante do Partido Colorado, Penã foi eleito com 43% dos votos válidos. A eleição do economista neste domingo (30.abr) consolida a hegemonia do Partido Colorado no governo paraguaio. A legenda de centro-direita foi criada em 1887. Comandou o Paraguai por mais de 30 anos desde a redemocratização do país em 1989.
Este não será o 1º encontro entre Lula e Peña. Em maio, o presidente eleito veio ao Brasil e, em julho, realizou mais uma turnê de compromissos no país.
À época, Peña afirmou que os 2 países estão “destinados a serem os principais sócios comerciais”, além de aliados. “Queremos fazer parte de uma rede produtiva, e nos inserirmos em cadeias produtivas com o Brasil”, afirmou.
O Brasil é o principal parceiro comercial do país. De acordo com o Banco Central, o Brasil –com 36,9% do total exportado– é o principal destino das exportações paraguaias.
O paraguaio pretende discutir todo o documento do Tratado de Itaipu. O texto foi assinado em 1973, quando as duas nações firmaram uma sociedade binacional para a construção da usina, cuja barragem foi erguida entre 1975 e 1982.
O objetivo do debate, segundo o futuro presidente, é rever o tratado para usar a energia da hidrelétrica para o desenvolvimento do país vizinho.
Além de Itaipu, os presidentes também devem falar sobre o Mercosul (Mercado Comum do Sul) também convergem quanto ao acordo Mercosul-UE. Em julho, o presidente eleito do Paraguai disse: “O problema não está no Mercosul”. “Acho que a posição do Brasil é a mesma do Paraguai: não reabrir a negociação. Temos de avançar”, declarou Peña.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​

Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, Marrocos.

O que fazer em Marrakech? Com certeza uma das principais atrações de Marrakech é a Praça Jemaa el-Fna ou Djemaa el Fna.  A praça, fica bem no coração da Medina (cidade antiga) de Marrakech, e é

No more posts to show