A viagem (inacabada) de Francisco (a Lisboa e ao mundo) – setemargens.com

| 26 Ago 2023
Imagem de apresentação do filme no site Festa do Cinema Italiano.
 
Ainda no rescaldo da presença luminosa e iluminadora do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, no passado mês de Agosto, fui ver o filme A Viagem do Papa Francisco. E recomendo-o vivamente, para não se perder a chama, o entusiasmo, quero dizer. O sonho, diz o Papa.
Já sabemos que não se trata propriamente de um filme – não é ficção – mas de um documentário organizado fundamentalmente a partir de imagens de arquivo das 37 viagens do papa Francisco por 53 países, em nove anos do seu pontificado. Mas é muito mais do que um trabalho jornalístico de recolha de elementos, é como que uma meditação – contemplação – serena sobre as grandes propostas que o Papa Francisco foi deixando em todos esses lugares e situações que visitou. Não como turista, mas como peregrino. E peregrino do Evangelho.
“Qual foi a génese deste documentário?
Quando tomei consciência que (o Papa) tinha feito uma trintena de viagens através do mundo, tive a ideia de um documentário, assim como um travelling que desenha um mapa da condição humana, como uma via-sacra contemporânea. Eu não fui educado na religião católica e não tenho fé, ainda que acredite na espiritualidade.
O meu desafio foi portanto o de fazer um retrato do Papa sem ideologia nem teologia. Queria fazer um filme sobre um homem. Como Pasolini fez de Jesus uma figura humana, quando realizou o Evangelho segundo São Mateus.” (La Vie, 12/12/2022)
É essa a atitude do realizador, que também passou por muitos desses lugares, com um olhar de revelação, e só pode ser essa a atitude do espectador: deixar-se interpelar pelas imagens e palavras e olhares que lhe são oferecidos. Afinal, foi esse o primeiro desafio, em Lampedusa, primeira viagem: “A globalização da indiferença tirou-nos a capacidade de chorar”.
Como escreveu o La Repubblica (lido no Courrier internacional, de 14 de Dezembro de 2022): “Gianfranco Rosi observa o papa que olha o mundo. É como se Rosi quisesse estabelecer um paralelo entre as missões do soberano pontífice e o seu trabalho de cineasta auto-enviado aos teatros mais dramáticos do mundo moderno”.
Como acontece nos documentários, o verdadeiramente decisivo para prender a atenção e manter o ritmo, é a montagem, a arte da montagem que é como que uma reescrita do material escolhido. E deve dizer-se que A Viagem do papa Francisco é uma obra-prima no que diz respeito à montagem. Volto ao Courrier internacional citado: “Do diálogo entre as imagens brotam surpresas que são outras tantas pepitas. Os não-ditos das palavras e das imagens separam-se para depois se entrelaçarem com uma força tão subtil quanto intensa. No desenrolar das suas voltas e reviravoltas. A Viagem do Papa Francisco torna-se um filme sobre o confronto entre um lado da fé que anima um homem e os seus fiéis e o lado de uma história que não para de se repetir e parece impedir, a cada instante, com sucesso, toda a forma de justiça e de igualdade”.
“Que imagem conserva do papa no final do seu trabalho?
É um Papa que é capaz de falar, com toda a franqueza, a todas as pessoas, crentes e não crentes, muçulmanos, hindus… Quando me encontrei com ele, disse-lhe que não era crente e ele respondeu-me que isso não era um problema. O filme começa com a ideia de sonho. E o papa Francisco tem um sonho: pôr fim às guerras”. (La Vie, 12/12/2022)
Cabe-nos então continuar a viagem de Francisco e o seu sonho, como ele repetiu em Lisboa e já diz no filme: “Sonhem com um mundo que ainda não se vê, mas que decerto chegará”.
 
Título original: In Viaggio
Realizador: Gianfranco Rosi
Argumento: Gianfranco Rosi
Fotografia: Gianfranco Rosi, Cesare Cuppone, Walter Capriotti (filmagens dos arquivos do Vaticano)
Documentário, 80 min., 2022, Itália.
 
Manuel Mendes é padre católico e pároco de Esmoriz (Ovar). Este texto foi publicado originalmente na revista Mensageiro de Santo António.
Powered by Contextual Related Posts
Lugares

  À entrada do cemitério velho de Lampedusa, no cimo da Cala Pisana, somos recebidos assim:   Este mar que nos envolve no presente não é feito só de ondas. Mas também de ferro e aço, É uma fronteira que mata, Tornado assim pelas leis dos homens. É um mar de…
António Marujo em entrevista
| 15 Set 2023
O jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo, é o convidado do mais recente episódio do podcast “E se falássemos da Europa”, conduzido pela deputada socialista Margarida Marques, e publicado esta sexta-feira, 15 de setembro.
 
Prémio Envelhecimento Ativo
O que têm em comum o ator Ruy de Carvalho, o padre Feytor Pinto ou o médico Fernando de Pádua? Todos eles foram galardoados com o Prémio da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), que visa distinguir pessoas com 80 ou mais anos que continuam a ter uma participação ativa na sociedade portuguesa.
Nomeado pela CEP
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou como novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) Nuno Camelo, leigo da arquidiocese de Évora. A decisão foi anunciada após a reunião mensal daquele órgão, que decorreu esta terça-feira, 12, em Fátima, num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.
Em outubro
A congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima vai concluir as celebrações dos cem anos da sua fundação no próximo mês de outubro, em três locais de relevo para a vida da congregação em Portugal – Lisboa, Fátima e Santarém – com música, conferências, debates, uma peregrinação e eucaristia de encerramento.
Inscrições abertas
| 15 Set 2023
O 35º Encontro da Pastoral Social está agendado para os próximos dias 16 a 18 de outubro, em Fátima, e irá debruçar-se sobre o tema do envelhecimento em Portugal e os desafios a ele associados. 
Este fim de semana
| 15 Set 2023
Mais de 50 instituições religiosas, pertencentes à rede GreenFaith, vão manifestar-se este domingo, 17 de setembro, em Nova Iorque (EUA), integrando a Marcha para Acabar com os Combustíveis Fósseis, na qual são esperadas cerca de 15 mil pessoas. A associação ambientalista portuguesa ZERO também irá marcar presença nesta ação.

| 15 Set 2023
As estradas de Madrid num vídeo enviado por uma amiga pareciam rios. Os carros circulavam como se estivessem no meio de um dilúvio em pleno Verão. Num recente relatório de avaliação do progresso dos Acordos de Paris em 2015 sobre os compromissos dos países de agir em relação às alterações climáticas mostra que tudo está a acontecer com grande lentidão.
Testemunho
| 14 Set 2023
Um testemunho que prova que, através dos mais pequenos gestos, podemos fazer uma grande diferença nas vidas uns dos outros.
There are no upcoming events.



 
Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905

Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)
Apoie o 7MARGENS
Transparência
Contactos
Sobre nós –  About us  –  Editorial Statute

source

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Prepare a sua viagem
Últimos Artigos
Afiliados & Parceiros
Booking.com
Artigos Relacionados
Gostou do nosso conteúdo? Leia mais artigos com dicas de viagens
ARTIGOS DIVERSOS DE VIAGENS PELO MUNDO​

Como evitar o soroche ou mal de altitude e se aclimatar?

Na verdade, para você sentir menos os efeitos do soroche, ou até mesmo, evitar os sintomas que o soroche vai causar-te, terá que se aclimatar. Fazer a aclimatação é muito importante para o seu bem-estar, saúde

Delirium Café Bar em Bruxelas

O bar mais famoso da capital belga O bar é famoso e conhecido pela carta com a maior variedades de cervejas do mundo. Apesar do

No more posts to show