O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, conhecido pelas iniciais: CIVP, é o documento que comprova a vacinação contra a Febre Amarela e/ou outras doenças. Neste artigo iremos falar especificadamente sobre como obter este Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela. O Brasil recomenda a vacinação contra Febre Amarela para os viajantes que vêem de áreas Internacionais que são consideradasáreas de risco para transmissão da doença ou com destino a estas áreas, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da Febre Amarela.
Não deixe para depois o que pode fazer hoje!
Se conselho fosse bom a gente não daria, venderia! Entretanto, vou dar um conselho de planejamento de viagem. É, de extrema importância, saber com antecedência se o país que vai visitar exige algum tipo de vacinação prévia. Caso isso aconteça, providencie isto com antecedência, pois em alguns casos isso pode causar a sua NÃO entrada no país que exija algum tipo de vacinação.
Como ficar protegido contra a Febre Amarela?
Para estar protegido contra a Febre Amarela, o viajante deverá ser vacinado pelo menos 10 dias antes da sua viagem, para garantir o efeito da vacina. Na verdade, este prazo de 10 dias de antecedência é valido 100% para aqueles que nunca foram vacinados contra a Febre Amarela. Caso você já tenha sido vacinado à partir do momento que foi vacinado novamente já estará valendo, porém, muitos ou melhor, a maioria dos países mesmo sabendo disto obrigam que você tenha ao menos o mínimo de 10 dias já vacinado antes da entrada no país.
Qual é a validade da vacina?
A vacina tem validade de 10 anos, devendo o viajante ir ao posto de saúde mais próximo e se vacinar novamente até o final deste período. A validade do Certificado Internacional de vacinação contra Febre Amarela irá corresponder exatamente ao tempo de validade da vacina.
Já tomei a vacina, é somente isto? Já posso viajar?
Não! Se você somente tomar a vacina (10 dias antes do embarque) e ir para o aeroporto achando que esta tudo bem vai voltar para trás! Quando você tomar a vacina receberá um cartão branco (se você não levar o seu cartão de vacinação) com as informações da vacina que acabou de tomar, porém, isto não é valido fora do Brasil irá ter que fazer o CIVP, que é o Certificado de Internacional de Vacinação (no caso – contra a Febre Amarela).
Qual é a diferença?
A diferença, além da cor, o do Brasil é sempre branco e o Internacional é amarelo é que o CIVP é feito em 3 línguas: Português, Inglês e Francês, sendo compreendido pelo mundo todo.

Aonde posso obter o Certificado de Internacional de Vacinação?
Hoje em dia vários postos de saúde (comuns) já fornecem além da vacinação o Certificado de vacinação Internacional. Para saber isto pesquise neste link da página do anvisa o mais próximo de você. E atenção, não deixe para a última hora pensando em fazer no posto do anvisa do aeroporto que for embarcar (caso tenha no aeroporto que embarque), pois o período de funcionamento geralmente é de segunda a sexta das 8 horas as 18 horas e com horário de almoço.


A vacinação
As vacinas são oferecidas gratuitamente em um posto de vacinação municipal ou estadual. E se atente pois não são todos os postos que oferecem a vacina da Febre Amarela. Antes de se locomover até o posto de vacinação mais próximo da sua casa ligue antes para que não perca viagem e quem sabe já obter informação do posto mais próximo que oferece a vacina, caso o que estiver ligando não o fizer. Nestes postos o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacinação, válido em todo território nacional, que é o cartão branco, não sendo valido internacionalmente.
E ai, como fazer? Como emitir o Certificado de Vacinação Internacional?
Se o posto que você estiver já emitir o certificado, você fará isso na hora, logo após a vacinação. Caso o posto que você esteja não faça esse serviço irá ter que ir até algum Centro de Orientação ao Viajante para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Você precisa ter vacinado antes para ir a este posto. Terá que levar o cartão provando que já foi vacinado e sua identidade que pode ser também a carteira de motorista. Se quiser acessar o site oficial da anvisa para encontrar os Serviços de Vacinação credenciados, que emitem o Certificado clique aqui.
Resume tudo para mim! O que mais preciso saber em relação a emissão do Certificado?
-
Foi vacinado? Sim! Caso o posto que você vacinou não emita o Certificado Internacional de Vacinação, vá até um Centro de Orientação ao Viajante com o Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde
-
Se realizou a vacinação em algum local privado, ainda assim terá que encontrar o local credenciado junto a Anvisa. Não é porque você pagou pela vacina que esta tudo ok!
-
Apresente documento de identidade com foto (rg, passaporte, habilitação)
-
Os índios que não possuem documentação esta dispensado da apresentação do mesmo
-
Certidão de Nascimento é aceito em menores de idade
-
A vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses (consulte o pediatra antes)
-
Para a emissão do CIVP ser realizada com sucesso é exigido a assinatura do viajante no ato do pedido, imprescindível a presença do requerente
Então para viagens Internacionais eu preciso de?
Para viagens internacionais você vai precisar ter o cartão amarelo que é o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
- Acesse a lista dos Centros de Orientação de Viajantes que emitem o Certificado.
- Lista com os países que exigem o certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde
Muito importante saber!
Caso esteja no limite do tempo para obter o Certificado Internacional de Vacinação e você ligar em algum posto e for informado que aquele posto fornece a vacina e o certificado mas não esta emitindo o certificado pois o sistema da anvisa esta fora do ar, insista! Diga que ligou na anvisa e eles informaram que quando o sistema esta fora do ar o posto é obrigado a fazer da forma manual.
Qual a diferença?
Com o sistema no ar vai estar seguro caso perca o seu certificado pois em qualquer computador que tenha acesso a este conteúdo da anvisa irá ter acesso ao seu certificado. A maneira manual de se fazer o certificado, você vai pegar apenas o certificado na hora. Comigo a enfermeira ficou com os meus dados e disse que quando o sistema voltasse iria cadastrar no sistema também. Se não tem tempo para esperar é a maneira mais eficiente que vejo para conseguir fazer a enfermeira fazer o seu. Li muitas reclamações sobre o site da anvisa e em algumas dizia de até 1 semana o site e sistema fora do ar.
Fonte: