Porque é tão bom viajar sozinha? Sim, eu viajo sozinha!

Porque é tão bom viajar sozinha? Sim, eu viajo sozinha!

Lembro-me quando morava em Faro, no Sul de Portugal, a expressão facial de uma grande amiga me deixando na estação de bus ou trem para que eu pudesse iniciar a minha próxima viagem que, geralmente, partia do aeroporto de Lisboa. A viagem na realidade, já se iniciava ali, em Faro, pois teria de enfrentar umas 3 horinhas até Lisboa, e depois, mais um pouquinho (geralmente fazia este percurso de táxi) até o Aeroporto de Lisboa, para pegar o meu voo….. continuando… sempre me lembro da expressão facial desta minha grande amiga me olhando com cara de ! “tipo”…. dó mesmo!!! dó de dó! Ela deveria pensar: coitada da Naty, está indo viajar sozinha!!!! Que tão triste estou por ela! “Sinto pena“: expressão usada em Portugal. Na mesma ocasião em que nos despedíamos, um sentimento de alegria já começava a invadir o meu coração, pois, era à partir do momento que saísse do carro da Verinha, que minha nova aventura iria se iniciar! E eu, eu estava louca para começar a me divertir dentro do bus com meus passatempos prediletos! (livros, ipad, roteiros, anotações, música no mp3, meu “telemóvel” com toda a tecnologia que ele pode me oferecer + internet super rápida Européia! Que delicia!!!! Foi exatamente para viver esses momentos, que trabalhei alguns meses seguidos.

Viajando sozinha em Budapeste
Viajando sozinha em Budapeste
Viajando sozinha para a Bolívia
Viajando sozinha para a Bolívia

Quando você descobrir o prazer de viajar sozinho nunca mais vai parar de viajar

Digo isto, porque se você consegue ser feliz viajando sozinho vai também conseguir ser feliz viajando com qualquer pessoa (e essa pessoa pode ser um amigo, colega ou mesmo “recém-conhecido”!). Se você já se bastar sozinho, imagina acompanhado e detalhe: com as certas companhias! Conseguindo ser feliz viajando sozinho, você também vai aprender uma lição: quem você deve ou não levar junto de você, na sua próxima viagem! Não vou escrever aqui que a minha preferência é de viajar sozinha, porque não é!!!! Porém… viajar sozinha, não é questão de preferência… para mim, é questão de necessidade, de sobrevivência!

Viajar sozinha não quer dizer que não tenho amigos! 

Em muitas situações em um passado já um pouco distante, deixei de fazer grandes viagens pois não tinha companhia, e isso não quer dizer que não tinha amigos! Eu tinha! Tinha vários deles, mais nem sempre as pessoas podem fazer as mesmas coisas no mesmo instante! As pessoas vivem vidas diferentes, empregos diferentes, rotinas, costumes, obrigações diferentes e não é sempre que aquele seu amigo, que você adoraria ir para o Japão, vai poder ir com você! A questão é: Nós, viajantes que viajam sozinhos, temos sim muitos amigos, mais também desenvolvemos ao decorrer dos anos de pé na estrada uma habilidade especial: a habilidade de escolhemos a dedo os que vão com a gente na nossa nova empreitada. Isto pode ser traduzido em: temos parceiros de vida como também temos parceiros de estrada e, infelizmente, não é sempre que os meus parceiros de viagem, podem viajar na mesma “trip” que planejo. Só mais um detalhe: sou super aberta a novos amigos de viagens, mais para que a nossa amizade não finalize no dia de chegada ao país de origem, temos que sentar e rever alguns pontos super importantes para que a viagem seja super harmoniosa! Resumindo: Não deixamos de viajar por não termos companhia e, à partir disso, conhecemos um mundo novo cheio de novas companhias, que estão na mesma busca, na mesma “vibe”, na mesma trip e tudo é sem querer!!!

Viajando com o Will para Londres
Viajando com o Will para Londres
Em viagem na Suíça com Vivi
Em viagem na Suíça com Vivi

O problema não é você e nem sou eu!!!!

O problema não está em você ou mesmo não está em mim! Conforme a coleção de carimbos no meu passaporte foi crescendo, a minha experiência com situações desagradáveis em viagens compartilhadas foi crescendo também, e foi isso que me fez decidir por muitas vezes, planejar e programar algumas das minha viagem sozinha e só contar para os amigos e mundo virtual depois… quando já estou dentro do avião!

Viajando com o casal de amigos Vivi e Fer pela Suiça
Viajando com o casal de amigos Vivi e Fer pela Suiça
Viajando com o Will em Paris
Viajando com o Will em Paris
Viagens sozinhas e com amigos pelo mundo
Viagens sozinha e com amigos pelo mundo