Como evitar o soroche ou mal de altitude e se aclimatar?

Como evitar o soroche ou mal de altitude e se aclimatar?

Na verdade, para você sentir menos os efeitos do soroche ou até mesmo evitar os sintomas que o soroche vai te causar, você terá que se aclimatar. Fazer a aclimatação é super importante para o seu bem estar, saúde e para poder aproveitar a sua viagem sem ter problemas mais graves por conta da altitude.

O que é se aclimatar? E como se aclimatar?

Aclimatação é fazer com que o seu corpo aos poucos vai se adaptando a esta nova altitude. Existe sim perigo de vida se você não respeitar isso, principalmente se você estiver acima dos 5 mil metros de altitude. A primeira coisa que aprendi logo quando cheguei na Bolívia foi: Descanse. Não importa se você está se sentindo muito disposta e achando que o mal da altitude não vai pegar você!  Tome cuidado com isso pois normalmente as pessoas começam a sentir os sintomas do mal da altitude 4 ou 6 horas depois de chegar no local. No primeiro dia o seu corpo precisa descansar, então, não programe nada de super herói, tipo conhecer o centro da cidade toda em 2 horas. Relaxe! Tire esse dia para postar fotos, mandar e-mails, conversar com a família e cuidar de você. Ficar este tempo sem forçar seu organismo é muito importante para que tudo ocorra bem com você durante o período de aclimatação.

Mal de altitude
Mal de altitude

Vamos citar o exemplo saindo de São Paulo e chegando em La Paz, que fica a 3.600 metros de altitude. Muito não? E para quem vive no litoral (meu caso) assusta mais ainda não é?  Eu estava bastante assustada, tanto que ao chegar no aeroporto de La Paz passei bem mal! O fato é: como ir para altitudes maiores que 3.600 metros sendo que já estou passando mal nos 3.600 metros? A resposta é simples: aclimatação! Programe-se para passar no mínimo 3 dias nesta altitude para o seu corpo se acostumar e daí sim subir para altitudes maiores. Deixe para fazer passeios do tipo Chacaltaya (5.500m) depois do terceiro ou quarto dia. Caso   for subir mais ainda, procure subir aos poucos, fazer os passeios em altitudes maiores durante o dia e retornar a uma menor altitude para passar a noite. E nunca se esqueça: ir para grandes altitudes direto (por exemplo: acima de 6 mil metros) pode ser fatal. Faz parte também da aclimatação ter uma alimentação bem leve nos primeiros dias, evitar o consumo de bebida alcoólica, cigarros e tomar bastante água para hidratar o seu corpo.

Mal de Altitude
Mal de Altitude