Roteiro de 4 dias para conhecer Machu Picchu e Valle Sagrado

Roteiro de 4 dias para conhecer Machu Picchu e Valle Sagrado

Como montar um roteiro para Machu Picchu?

Esta foi uma das dúvidas que tive, e que tenho certeza, que você também esta tendo! A viagem para Machu Picchu, envolve bastante planejamento e se você não tem o apoio de uma agência de viagem ou mesmo de um consultor de viagem, terá que planejar tudo sozinho.

Lembre-se, que antes de começar a programar o roteiro, você tem que ter 4 coisas importantes:

  1. Ter comprado a entrada na cidade Inca de Machu Picchu (leia aqui como)
  2. Ter comprado as passagens de trens (leia aqui como)
  3. Ter a carteira de Vacinação Internacional contra Febre Amarela (leia aqui como)
  4. e claro ter a passagem aérea, ou outra maneira de chegar na cidade de Cusco. Pesquise Passagens Aéreas, Hotéis e Aluguéis de Carros em  www.comparevoos.com

Na minha opinião, o mínimo de dias necessários para ir até Machu Picchu, são 4 dias e, se você tiver mais dias, não vai se arrepender para aproveitar as lindas cidades que tem ao redor da cidade Inka. Este foi o roteiro que fiz em março de 2014.

Dia 01 – Chegada a Cusco e Aclimatação:

Chegada a cidade de Cusco, que é a cidade base para o inicio da sua trip para Machu Picchu. Estar em Cusco, significa estar a uma altitude de 3.500 metros, então não se esqueça de conferir os nossos artigos sobre Aclimatação e Sorocho. Recomendo que você chegue em um horário que ainda dê para fazer um passeio pela cidade, que é muito linda e charmosa. Você não pode ir até lá e esnobar a cidade de Cusco só porque esta empolgadão para Machu Picchu. Tenha calma e aproveite Cusco, que é TOP também.

Chegando em Cusco
Chegando em Cusco

Dia 02 – Visita ao Valle Sagrado:

Logo no primeiro dia, no centro de Cusco, contrate em alguma agência o Tour pelo Valle Sagrado. Você irá sair no dia no segundo dia bem cedinho e irá dormir na cidade de Ollantaytambo. Se você não tiver mais 1 dia para incluir no seu roteiro, e quer fazer um roteiro de 03 dias siga essa dica: —-> a excursão chega a Ollantaytambo por volta das 15hs e você poderá pegar o trem que parte por volta das 19 horas para Águas Calientes, (povoado de Machu Piccho), sendo assim dormindo em Águas Calientes, para poder ir aMachu Picchu logo cedo (em um dos primeiros ônibus que sobem a montanha) no 3º dia – Conhecendo Machu Picchu no 3º dia e podendo pegar o trem para Cusco, no final deste dia, indo direto de Águas Calientes para Cusco. Se for dormir em Ollantaytambo existem muitos restaurantes típicos e charmosos neste pequeno vilarejo. Veja aqui sobre minha estadia em Ollantaytambo.

foto de Charles Gadbois - retirado do Wikipedia
foto de Charles Gadbois – retirado do Wikipedia

Dia 03 – Ollantaytambo:

Caso tenha tempo para aproveitar e desfrutar mais ainda a sua viagem conheça Ollantaytambo. Tenha tempo para conhecer o que a cidade oferece e se programar para que no terceiro dia não tão tarde você já pegue o trem para Águas Calientes e ter tempo suficiente para se alojar e conhecer a noite, os restaurantes e comidas típicas de Águas Calientes, que também é muito gostoso e charmoso. Ouvir uma boa música, tomar um pisco, comer um cebiche e se preparar para acordar às 5 horas da manhã e seguir para o tão esperado destino: Machu Picchu.

 Ollantaytambo
Ollantaytambo indo para Águas Calientes

Dia 04 – Acordando em Águas Calientes ( Machu Picchu Pueblo) indo para Macchu Picchu e volta para Cusco:

Acorde 5 horas da manhã para se arrumar, alimentar e ter tempo o suficiente para conseguir pegar um dos primeiros ônibus que sobem a montanha de Machu Picchu, e vai te deixar na base da entrada da cidade. Recomendo chegar antes do nascer do sol, pois é maravilhoso ver o dia nascer na cidade Inka. Você vai ter tempo o suficiente indo bem cedo, de conhecer toda a cidade, fazer visita guiada por guia (não adianta se você não fizer, pois para você será somente um monte de pedra), subir na montanha de Machu Picchu e também Huayna Picchu (caso tenha adquirido ingresso para subir a Huayna Picchu) e voltar a base de Águas Calientes, pegar o trem direto para Cusco, e ou dormir em Cusco ou já ir direto para o aeroporto. (depende do que irá fazer) – 

Machu Picchu Pueblo ou Águas Calientes
Machu Picchu Pueblo ou Águas Calientes

 

Machu Picchu
Machu Picchu