Como obter o Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela?

Como obter o Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela?

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, conhecido pelas iniciais: CIVP, é o documento que comprova a vacinação contra a Febre Amarela e/ou outras doenças. Neste artigo iremos falar especificadamente sobre como obter este Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela. O Brasil recomenda a vacinação contra Febre Amarela para os viajantes que vêem de áreas Internacionais que são consideradasáreas de risco para transmissão da doença ou com destino a estas áreas, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da Febre Amarela.

Não deixe para depois o que pode fazer hoje! 

Se conselho fosse bom a gente não daria, venderia! Entretanto, vou dar um conselho de planejamento de viagem. É, de extrema importância, saber com antecedência se o país que vai visitar exige algum tipo de vacinação prévia. Caso isso aconteça, providencie isto com antecedência, pois em alguns casos isso pode causar a sua NÃO entrada no país que exija algum tipo de vacinação.

Como ficar protegido contra a Febre Amarela?

Para estar protegido contra a Febre Amarela, o viajante deverá ser vacinado pelo menos 10 dias antes da sua viagem, para garantir o efeito da vacina. Na verdade, este prazo de 10 dias de antecedência é valido 100% para aqueles que nunca foram vacinados contra a Febre Amarela. Caso você já tenha sido vacinado à partir do momento que foi vacinado novamente já estará valendo, porém, muitos ou melhor, a maioria dos países mesmo sabendo disto obrigam que você tenha ao menos o mínimo de 10 dias já vacinado antes da entrada no país. 

Qual é a validade da vacina?

A vacina tem validade de 10 anos, devendo o viajante ir ao posto de saúde mais próximo e se vacinar novamente até o final deste período. A validade do Certificado Internacional de vacinação contra Febre Amarela irá corresponder exatamente ao tempo de validade da vacina.

Já tomei a vacina, é somente isto? Já posso viajar?

Não! Se você somente tomar a vacina (10 dias antes do embarque) e ir para o aeroporto achando que esta tudo bem vai voltar para trás! Quando você tomar a vacina receberá um cartão branco (se você não levar o seu cartão de vacinação) com as informações da vacina que acabou de tomar, porém, isto não é valido fora do Brasil irá ter que fazer o CIVP, que é o Certificado de Internacional de Vacinação (no caso – contra a Febre Amarela). 

Qual é a diferença? 

A diferença, além da cor, o do Brasil é sempre branco e o Internacional é amarelo é que o CIVP é feito em 3 línguas: Português, Inglês e Francês, sendo compreendido pelo mundo todo. 

cartao branco de vacinacao
Certificado de Vacinação Internacional contra Febre Amarela

Aonde posso obter o Certificado de Internacional de Vacinação?

Hoje em dia vários postos de saúde (comuns) já fornecem além da vacinação o Certificado de vacinação Internacional. Para saber isto pesquise neste link da página do anvisa o mais próximo de você. E atenção, não deixe para a última hora pensando em fazer no posto do  anvisa do aeroporto que for embarcar (caso tenha no aeroporto que embarque), pois o período de funcionamento geralmente é de segunda a sexta das 8 horas as 18 horas e com horário de almoço. 

Certificado de Vacinação Internacional contra Febre Amarela
Certificado de Vacinação Internacional contra Febre Amarela
Certificado de Vacinação Internacional contra Febre Amarela
Certificado de Vacinação Internacional contra Febre Amarela

A vacinação

As vacinas são oferecidas gratuitamente em um posto de vacinação municipal ou estadual. E se atente pois não são todos os postos que oferecem a vacina da Febre Amarela. Antes de se locomover até o posto de vacinação mais próximo da sua casa ligue antes para que não perca viagem e quem sabe já obter informação do posto mais próximo que oferece a vacina, caso o que estiver ligando não o fizer. Nestes postos o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacinação, válido em todo território nacional, que é o cartão branco, não sendo  valido internacionalmente.

E ai, como fazer? Como emitir o Certificado de Vacinação Internacional?

Se o posto que você estiver já emitir o certificado, você fará isso na hora, logo após a vacinação. Caso o posto que você esteja não faça esse serviço irá ter que ir até algum Centro de Orientação ao Viajante para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Você precisa ter vacinado antes para ir a este posto. Terá que levar o cartão provando que já foi vacinado e sua identidade que pode ser também a carteira de motorista. Se quiser acessar o site oficial da anvisa para encontrar os Serviços de Vacinação credenciados, que emitem o Certificado clique aqui.

 Resume tudo para mim! O que mais preciso saber em relação a emissão do Certificado?

  1. Foi vacinado? Sim! Caso o posto que você vacinou não emita o Certificado Internacional de Vacinação, vá até um Centro de Orientação ao Viajante com o Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde
  2. Se realizou a vacinação em algum local privado, ainda assim terá que encontrar o local credenciado junto a Anvisa. Não é porque você pagou pela vacina que esta tudo ok! 
  3. Apresente documento de identidade com foto (rg, passaporte, habilitação)
  4. Os índios que não possuem documentação esta dispensado da apresentação do mesmo
  5. Certidão de Nascimento é aceito em menores de idade
  6. A vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses (consulte o pediatra antes)
  7. Para a emissão do CIVP ser realizada com sucesso é exigido a assinatura do viajante no ato do pedido, imprescindível a presença do requerente

Então para viagens Internacionais eu preciso de? 

Para viagens internacionais você vai precisar ter o cartão amarelo que é o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

 


Muito importante saber!

Caso esteja no limite do tempo para obter o Certificado Internacional de Vacinação e você ligar em algum posto e for informado que aquele posto fornece a vacina e o certificado mas não esta emitindo o certificado pois o sistema da anvisa esta fora do ar, insista! Diga que ligou na anvisa e eles informaram que quando o sistema esta fora do ar o posto é obrigado a fazer da forma manual. 

Qual a diferença?

Com o sistema no ar vai estar seguro caso perca o seu certificado pois em qualquer computador que tenha acesso a este conteúdo da anvisa irá ter acesso ao seu certificado. A maneira manual de se fazer o certificado, você vai pegar apenas o certificado na hora. Comigo a enfermeira ficou com os meus dados e disse que quando o sistema voltasse iria cadastrar no sistema também.  Se não tem tempo para esperar é a maneira mais eficiente que vejo para conseguir fazer a enfermeira fazer o seu. Li muitas reclamações sobre o site da anvisa e em algumas dizia de até 1 semana o site e sistema fora do ar. 

Fonte:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Cidadao/Assunto+de+Interesse/Certificado+Internacional+de+Vacinacao

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fainter.htm