Será que Veneza vai desaparecer do mapa?

Será que Veneza vai desaparecer do mapa?

Mesmo quem ainda não foi a Veneza, tenho certeza que já viu alguma foto da cidade. Qualquer imagem de Veneza, revela uma cidade formada em cima de um arquipélago, que é o arquipélago da laguna de Veneza, no mar Adriático. É classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.  Esta linda cidade, fica na Itália, na região de Vêneto, e  é conhecida pelos seus canais, histórias, monumentos, arquitetura e romantismo. Quem nunca se imaginou passeando pelos lindos canais de Veneza nas famosas gôndolas? Pois bem! E não tem como dizer o contrário: Veneza, é sim super romântica e além do passeio nos canais de gôndola é muito gostos ir  aos restaurantes a beira dos canais, acompanhado é claro de um bom vinho e comida italiana.

Tenho que ir logo a Veneza! Dizem que ela vai desaparecer do mapa!

Começaremos a falar sobre o problema que Veneza e outros lugares do mundo também enfrentam. O Aquecimento Global

Cidade de Veneza
Natália Faleiros em Cidade de Veneza

O aquecimento global, tem como uma das suas consequências, o aumento do nível dos oceanos, e este  é o grande problema. Como Veneza esta rodeada de canais, qualquer aumento deste nível de água, pode prejudicar drasticamente o cotidiano desta cidade. Nos últimos 100 anos o nível do mar subiu 30 centímetros, uma preocupação para a cidade que vive do turismo e tem muita história que não pode “afundar”.

Mas como assim? Afundar?

É bem por ai! Pesquisas recentes feitas pelos Estados Unidos e Itália mostram que a cidade continua afundando lentamente (cerca de 2 mm/ano) e também se inclinando levemente para o leste. Outro fato que tem que ser levado em consideração, foi o aumento do nível das águas da Lagoa Veneziana em cerca de 2 mm/ano, o que faz com que, no total, o aumento do nível do mar em relação à cidade seja de 4 milímetros por ano.

Existe algum planejamento para evitar que Veneza desapareça do mapa?

Existe sim! Como já sabemos, Veneza é constantemente atingida por muitas inundações. No entanto, neste ano de 2014, essas enchentes serão controladas com uma maior eficácia pelo novo sistema de barreiras, cuja sua construção deve ser finalizada agora em 2014.  

O que nos resta é torcer para que o novo sistema de barreiras seja eficiente o suficiente para evitar que a belíssima cidade de Veneza suma do nosso mapa

 Fonte e maiores informações:

http://tudonominuto.com.br/?p=6235

http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza