Gastronomia em Vienna

Gastronomia em Vienna

Vienna, tem uma grande variedade de restaurantes para todos os tipos de gostos e também condições financeiras.

Você conhece a cozinha tradicional Austríaca?

O que atualmente mais predomina nos restaurantes Austríacos é a cozinha “tradicional”. Uma cozinha tradicional com toques de todas as regiões. Grande parte das receitas, incluem um pouco da gastronomia Eslovaca, Checa, Húngara ou Judia. Além desta comida “tradicional“, você vai encontrar comida do mundo todo e muito bem preparada.

Você gosta de comer em um bom restaurante? Quer experimentar alguns dos pratos mais famosos de diferentes regiões?

  1. Burgenland: Ocas de San Martín, enguia fumada, goulash, blunzngrust, etc
  2. Carintia: kasnudl (massa fresca com queijo), Maischl (chouriço com batatas), caviar, caça , carnes fumadas
  3. Alta Austria: Durcheinanderknudel (rolos de massa recheados com toucinho), chucrut campesina , puré de queijo com batatas , Gselchtes (porco fumado)
  4. Estiria: Sterz (à base de farinha e manteiga de porco), salsichões fumados, recheados com toucinho.
  5. Tirol: Tiroler Grustl o Speck (presunto fumado), Blunzgupf (morcela de batatas e chucrut).
  6. Viena: Wiener Schnitzel (filete panado), Tafelspitz (boi com rábanos e maçãs), Sachertorter (torta de chocolate), Apfelstrudel (torta de maçã), Topfenstrudel( torta de queijo branco com rum e passas).
Vienna Food
Vienna Food
Vienna italian Food
Vienna italian Food

Também terá facilidade de experimentar  comida estrangeira e de boa qualidade. Esta pasta deliciosa comi em um restaurante Italiano em Vienna. A maioria dos locais costumam abrir das 11 horas da manhã às 22 horas. Tem que tomar atenção pois alguns dos restaurantes ficam com a cozinha fechada das 15 horas até às 18 horas e se você quiser alguma coisa em especial neste horário vai ter que se contentar com fast food!

E aquelas salchichas que vendem nas ruas?

Caminhando pela cidade você vai ver que é muito comum ter “quiosques” (mesmo no inverno mais congelante) vendendo salchichas! Para nós, pode parecer estranho algumas delas, principalmente as brancas! E te falo, é muito boa!!!! Cuidado com a mostarda com erva forte. A mostarda (para quem gosta) é maravilhosa, isto se você não colocar muita mostarda! Estes “quiosques” são chamados de  “Würstel Stands” e para entender os tipos com os nomes tentarei descrever abaixo:

  1. Burenwurst” é com mostarda suave e com pão negro
  2. Franckfurter” com mostarda forte e pão branco
Vienna HotDog
Vienna HotDog
Vienna Salchichas
Vienna Salchichas

Vienna também possuí os “Kaffeehaüss“: que são casas de café que servem pratos rápidos! Tem muita coisa boa para quem quer fazer um lanche rápido.

E a sobremesa?

Para muitos, uma refeição só é completa, se tiver uma sobremesa e um cafezinho no final! A sobremesa em Vienna, é chamada de “Nachspeise“. E sem dúvidas a mais popular é o “apfeslstrüdel“, seguido pelos “palatschiken” (crepes) e a “Sacher Torta“, a torta de chocolate mais conhecida de toda a Áustria. E não podemos esquecer dos doces! A qualidade dos doces Austríacos é incrível, um exemplo de um dos doces mais famoso é o strudel, que geralmente é servido junto com uma xícara de café.

O Mercado de Vienna  Naschmarkt

Outra coisa que você não pode perder é uma visita ao  Naschmarkt, um dos maiores e mais antigos mercados de Viena. Este mercado merece um post só dele (ainda irei fazer), ali você encontra comida do mundo inteiro e de todos os jeitos.

E as bebidas? Tem cerveja famosa?

Tem sim e é muito boa! A cerveja, como no Brasil, é a bebida nacional. Entre as famosas conheci a Áustria Bier Weiss e a Edelweiss Weissbier. Na Áustria também tem bons vinhos, sendo que os melhores são os brancos. Um dos mais famosos e populares é o “Grüner Veltliner”. Se quiser provar o vinho da casa, peça por:  “Ein Viertel Weiss wein” (um quarto de vinho branco).

Vienna Bier
Vienna Bier

By Kobako (photo taken by Kobako) [CC-BY-SA-2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons
By Kobako (photo taken by Kobako) [CC-BY-SA-2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons