O que é overbooking? Isso pode infelizmente acontecer e o que fazer se acontecer?

O que é overbooking? Isso pode infelizmente acontecer e o que fazer se acontecer?

Tenho certeza que você já ouviu falar de Overbooking!  Atualmente, não apenas companhias aéreas mas também muitas outras empresas costumam fazer isto, e é claro,  não é uma coisa legal. 

Mas o que é Overbooking?

A tradução pelo site da Wikpédia é: Overbooking ou Overselling (Português: sobrevenda) é um termo usado pelas companhias para referir-se a prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer. Tal prática é comum no setor de transporte de passageiros (viário e aéreo) e na Holteria. 

E agora o que fazer? Comprei, paguei e não tem lugar no avião para mim?

Overbooking
Overbooking

Se esta passando por esta situação, é bem provável que você esteja: super irritado, cansado, com sede, fome e agoniado. E o que dizer nessas horas sendo que toda a razão é do passageiro? Por muitas vezes, o turista esta com a viagem programada a meses, hotéis, reservas de carro, passeios programado a tanto tempo e tudo irá ficar um tanto que bagunçado, fazendo com que a sua programação e organização tão suada ir por água baixo e não pela sua falha e sim de terceiros.

E porque essa situação de “overbooking” acontece?

A explicação pode ser simples! Muitas vezes, as  companhias áreas, vendem muito mais lugares do que o avião tem disponível. Eles vendem mais passagens do que podem e este número a mais de passagens vendidas é tirado de uma base de previsão que a companhia já tem de quantidades de pessoas que normalmente desistem de viajar, entretanto, se esta previsão falhar, nem todos os passageiros que já compraram as passagens conseguem embarcar. Vai faltar lugar no avião!

Como prevenir de isso acontecer comigo?

Tive a infelicidade de viver essa experiência algumas vezes e a última foi em um voo de Lima para Cusco. Cheguei no aeroporto 40 minutos antes do embarque e como não havia feito o check in online (antes) fui fazer o check in pensando em embarcar no voo que tinha programado e ai é que veio a surpresa! O avião estava lotado e me colocaram no próximo voo. Simples assim! Você sem direito de nada, fica ali estático e mesmo que reclame muito ninguém faz nada! É sacanagem isso não é? Porque se não viajo, literalmente perco a passagem aérea pois as taxas de remissão de passagem normalmente ficam mais caras que uma nova e se não faço o check in antes tenho o risco de perder a minha vaga no avião?!?!?!?!?!? Pode ser que muitos discordem de mim mais não acho que isso é uma regra justa para os dois lados! Um lado vai sair perdendo e neste caso somos nós!

Resumindo:

Faça o seu check in mesmo que seja online com bastante antecedência para não correr o risco de ficar sem lugar no avião!

Segundo a ANAC

Segundo a ANAC, este problema tem que ser resolvido pela própria companhia. A companhia aérea terá três alternativas:

  1. No período de no máximo 4 horas, embarcar o passageiro em outro voo
  2. Reembolsar
  3. ou arrumar outro meio de  transporte para o passageiro

 Além de, as empresas, são obrigadas a oferecer auxilio para transportes durante o tempo de espera, internet, alimentação e hospedagem, caso seja necessário permanecer na cidade enquanto aguarda o próximo voo.

Overbooking
Overbooking
Overbooking
Overbooking

Fonte: