Calculando os gastos da viagem

Calculando os gastos da viagem

Dinheiro, dinheiro, dinheiro! E por falar em dinheiro, quem não gosta de dinheiro! Dizem por aí que dinheiro não compra felicidade, até concordo com essa frase, mas que, ele dá uma ajudinha boa, ele dá! Calcular os gastos da sua viagem, pode parecer uma coisa do outro mundo, de dar até medo de pensar! Pode parecer complicado, no entanto, se  aprender algumas dicas, que nós mochileiros costumamos fazer, quando virar um hábito, nem vai sentir!

Papel e Caneta faz a diferença no final

calculando os gastos da viagem
calculando os gastos da viagem – chegando em Istambul
calculando os gastos da viagem
calculando os gastos da viagem – ganhando em pounds

Parece, que não terá diferença ter um bloquinho de anotação e caneta, mas é ai que se engana. Na verdade, a palavra que define esses dois objetos (bloquinho e caneta) na hora de fazer sua viagem é: Organização. E, certamente, fará toda a diferença. Para nós, mochileiros, a alma do negócio é anotar! Anotar tudo! Tudinho mesmo, incluindo os centavos. Tão importante quanto anotar tudo que você consumir, é, estabelecer um limite diário, no planejamento da sua viagem e não só estabelecer este limite, como também, não ultrapassa-lo.

Falar é fácil! Como fazer?

A primeira coisa que tem que ser feita é saber o quanto tem disponível, para fazer a viagem. Anotar todos os gastos que você pensa que vai poder ter durante a sua viagem. Valores dos gastos essenciais, lembra? Aqueles gastos que não tem como você evitar: transporte, alimentação e hospedagem. Já que esta indo viajar para X lugar você tem que se interessar sobre o lugar. Vai ter que pesquisar, tem que ler sobre os custos de vida e descobrir o que naquele tal lugar irá mais levar o seu dinheiro assim… sem nem mesmo você perceber! Em relação aos custos do lugar visitado, isto engloba: alimentação, hospedagem, transporte, baladas, museus, entre outras informações sobre o lugar.

Caso sua viagem, seja a lazer, acrescentar nos gastos diários passeios turísticos caso for os fazer. Acrescente 30 a 40% da verba no seus gastos diários. Leve um $ extra para lembrancinhas, baladas, remédios, e outras coisas que podem surgir.

calculando os gastos da viagem
calculando os gastos da viagem – exchange money in Jordan
calculando os gastos da viagem
calculando os gastos da viagem – diferentes moedas

Na prática: 

Normalmente, já começo uma viagem com a passagem aérea paga. Ela não entra mais nos meus gastos essenciais ou diários. Isso já elimina bastante o custo das minhas viagens no momento de embarcar. Como você pode fazer? Se não tem milhas ou grana para pagar sua passagem a vista, no Brasil, existem sites de vendas online de passagens aéreas com ótimos preços e dividem em até 10x – Dá uma olhadinha no site comparevoos.com

Dependendo da grana que tenho disponível para viajar, são também, as estrelas do hotel que estou escolhendo! Acredite, você consegue achar coisas super boas por preços bem acessíveis. Vale lembrar que hoje em dia existem muitos hostels tão bacanas quanto hotéis 3 estrelas. Se você se planejar nesses sites de vendas online como o  comparevoos.com você também poderá comprar a sua hospedagem antes da viagem e quando chegar no momento do embarque já estar com ela paga.

Agora é só pesquisar sobre o transporte: tanto para o aeroporto quanto para a cidade e para os lugares que você queira visitar e ter em média 100 dólares/dia.  Resumindo esta pode ser uma boa alternativa para você conseguir programar uma viagem e juntar uma graninha para colocar ela em prática. Recomendo que você leve um dinheiro extra, caso tenha alguma necessidade e também cartões de créditos.

calculando os gastos da viagem
calculando os gastos da viagem