Como tirar o Passaporte para poder fazer Viagens Internacionais? Passo a passo para emitir um passaporte Brasileiro

Como tirar o Passaporte para poder fazer Viagens Internacionais? Passo a passo para emitir um passaporte Brasileiro

Preciso mesmo tirar o Passaporte para viagens Internacionais?

A resposta é SIM! Se você nunca fez uma viagem para fora do Brasil, é normal que não saiba que o documento que identifica qualquer cidadão Brasileiro fora do nosso país, chama-se Passaporte. O Passaporte é um documento de identidade que é emitido pela Polícia Federal, que atesta formalmente que aquele cidadão é do país em que se emitiu o Passaporte, sobretudo também, a permissão do Governo para o cidadão cruzar a fronteira de um país estrangeiro

Já percebi que preciso mesmo do Passaporte! Como obter o meu Passaporte? Passo a passo aqui! 

Nos dias de hoje você poderá fazer tudo online no site Oficial da Polícia Federal. Site da Oficial da Polícia Federal

Siga os passos:

1- O interessado deve preencher o formulário eletrônico de solicitação, que vai encontrar no site da Polícia Federal. Site da Oficial da Polícia Federal

2- Depois de completado o cadastro será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU). É necessário imprimir o boleto e pagá-lo respeitando a data de vencimento.

3- Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) escolhido no momento do requerimento com a documentação original exigida, o comprovante da GRU paga e o protocolo da solicitação do passaporte. Em algumas unidades do DPF é preciso agendar uma data de apresentação. Quer saber qual é a documentação exigida para tirar o Passaporte? Clique aqui! 

4- Depois que terminar a ficha de inscrição, você poderá imprimir a GRU e já fazer online o agendamento na unidade da DPF mais próximo de você.

5- Retire seu passaporte pessoalmente, apresentando o RG e o recibo (entregue no dia da apresentação) no horário e local indicados.

Como tirar o passaporte?
Como tirar o passaporte?

É importante saber que:

– A taxa de concessão de passaporte comum é de R$ 156,07;

– Se você vai renovar o passaporte, não se esqueça de levar o documento anterior. A concessão sem a apresentação dele, válido ou não, custa R$ 312,14; Leia aqui sobre renovação do Passaporte e saiba como funciona. 

– Primeiro, terá que preencher o formulário eletrônico para solicitação do passaporte, para conseguir verificar se deve ou não agendar o atendimento no posto da DPF escolhido.

– É possível consultar o andamento do seu pedido online.

– Não é necessário levar fotografias, ela é tirada no momento do atendimento.

– Países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a cédula de identidade substitui o passaporte.

– Caso o passaporte não seja retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

– Qualquer dúvidas ligue para 194.

 

Fonte e maiores detalhes no Site Oficial da Polícia Federal

Site do Departamento Polícia Federal