Como calcular os gastos da sua viagem

Falar é fácil! Como fazer?

Isso é bem difícil de responder. É muito relativo, muito pessoal e completamente proporcional ao tamanho do seu bolso, ou melhor, da sua carteira, melhor ainda, do que tem dentro dela! Uma das perguntas mais frequentes dos mochileiros iniciantes é exatamente essa: Quanto irei gastar? Você pergunta isso e eu pergunto: Como irei calcular isso para você? Então, vamos nos organizar e pensar nos gastos que aqui iremos chamar de gastos essenciais

E tem que gastar mesmo? Sério?!

Sim, tem que gastar sim! Afinal você esta indo viajar. Ser mochileiro, pode significar viajar gastando pouco, mas, gastando sim! E olha que conheço muitos mochileiros que viajam gastando igualzinho os não mochileiros. Me refiro as pessoas que viajam com mochila nas costas mas com uma conta bancária mais recheadinha. O que muda? Essas pessoas pegam táxis, compram bastante coisas pessoais, alugam carros, dormem em hotéis de 3 estrelas para cima, podem ir a um concerto bacana, a uma peça de teatro, musical, um restaurante famoso da região! Enfim, tudo aquilo que o dinheiro no bolso te proporciona. Quando comecei a mochilar era estudante e viajava nas condições de um mochileiro nato (sem grana!). Hoje, Graças a Deus as coisas mudaram bastante e as viagens já acontecem com um pouco de conforto e facilidade.

Voltando a falar sobre os gastos essenciais: 

Os gastos essenciais são gastos que não tem como evitar. Como por exemplo: o transporte, alimentação e hospedagem. Esses gastos tem que acontecer para a viagem acontecer.

Como economizar com esses gastos essenciais?

Em relação ao transporte: Costumo comprar passagens aéreas, bilhetes de trens ou ônibus quando estão em promoções e com uma certa antecedência, pesquiso muito e sempre acho o negócio ideal para o tamanho do meu bolso. Quando chego na cidade que irei visitar já fiz uma busca de transporte público ou mesmo já tenho calculado uma média do preço de táxi, transfers, buses daquela região. Sempre busco saber o preço de táxis (na média) da região porque se precisar saberei a média e será mais difícil de ser enganada.

Se a viagem for de carro, você tem que saber a distância e, a rodovia escolhida, para conseguir calcular custos com gasolina/diesel/álcool e também portagens. Um site que sempre uso é o da Via Michelin. Entrem e confiram é muito bacana mesmo, o site dá valor de portagens, custo de gasolina. http://www.viamichelin.pt/ 

Em relação a hospedagem: A hospedagem é um dos gastos mais caro. Então, já de cara, se você tem um amigo, tio, primo, parente da 19ª geração e recebe um convite ou se auto convida e é bem vindo, porque não? Poucos dias né! Me poupe ficar 1 ano quando era para ficar 2 semanas, a não ser que da amizade surge uma paixão. Daí tá perdoado! Se hospedando na casa de alguém ajude nas compras e ofereça ajuda a quem esta te hospedando. Se a pessoa não aceitar, sei lá, pague um jantar, uma cervejada, um vinho, qualquer coisa. Esta indo para a cochinchina e não conhece ninguém lá?  A grana tá curta? Já ouviu falar em Hostel? ou em Português: Albergue? Hoje em dia, no mundo todo, tem todo o tipo de albergue. Muitos são tão bacanas quanto hotéis de 3 estrelas. No comparevoos.com você vai poder pesquisar preços de hospedagens desde albergues até hotéis 5 estrelas.

como calcular os gastos da viagem hospedando na casa da nadia em portugal
como calcular os gastos da viagem hospedando na casa da nadia em portugal
como calcular os gastos da viagem hospedagem na vera em portugal
como calcular os gastos da viagem hospedagem na vera em portugal
como calcular os gastos da viagem hospedagem em londres casa do marlon
como calcular os gastos da viagem hospedagem em londres casa do marlon

Em relação a alimentação: Nós mulheres sempre estamos querendo perder uns quilinhos não é  mesmo? Mas não se iluda, não vai ser naquela viagem aos EUA que você vai conseguir! Você vai comer e comer e comer e comer muito! Vai querer experimentar de tudo o que vê pela frente, então se prepare! Na foto abaixo, foi em Zurich, olhei para a vitrina da comida, e hummm parecia um Yaksoba, mas quando fui comer! Eca!!! Enfim, o local que você vai comer, vai depender muito, do tipo da estadia que escolheu.

como calcular os gastos de uma viagem alimentação

Claro, que se ficar hospedado, em casa de parente ou amigo, poderá fazer todas as refeições na casa (vá ao supermercado, e compre todos os mantimentos necessário). Mas fala sério ein! É chato demais ir conhecer um lugar e não fazer refeições fora, não conhecer a comida típica! Poxa, eu adoro! Então comece a sua viagem bem planejada e inclua dinheiro para isto. Muitas vezes, em casa de amigos, eles não deixam comprar as coisas do supermercado, então, aproveite para ajudar como puder. Para economizar vale sempre as idas ao supermercado: seja para reabastecer a geladeirinha do hotel ou para comprar uma refeição já pronta. O supermercado é o local perfeito para economizar e também conhecer um pouco mais da vida local.

como calcular os gastos da viagem no supermercado
como calcular os gastos da viagem no supermercado
como calcular os gastos da viagem comendo no hostel
como calcular os gastos da viagem comendo no hostel
Em Ibiza comendo o prato mais famoso
Em Ibiza comendo o prato mais famoso

Para finalizar é importante uma dica: Independente do lugar que você estiver indo pense em dólares. Se você se programar para ter 100 dólares/dia para se divertir, te garanto, vai ser superb!